Prefeitura de São Miguel promove reunião na zona rural com famílias contempladas com Programa de Cisternas do Governo Federal.

Em São Miguel, a Secretária Municipal de Bem Estar Social, Trabalho e Habitação, Elizângela Rego, participou, nesta terça-feira (26), de uma reunião com as famílias contempladas com o Programa Cisternas do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), na comunidade Porões, zona rural do município serrano.

O Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais – Programa Cisternas, financiado pelo MDS desde 2003, tem como objetivo a promoção do acesso à água para o consumo humano e para a produção de alimentos por meio da implementação de tecnologias sociais simples e de baixo custo. 

O público alvo do Programa Federal são famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água, com prioridade para povoados e comunidades tradicionais. Para o município de São Miguel está previsto a contemplação com 800 cisternas, a partir do mês de março. 


Para participarem do Programa, as famílias devem necessariamente estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. 

O semiárido brasileiro é a região prioritária do Programa. Para essa região, o Programa está voltado à estruturação das famílias para promover a convivência com a escassez de chuva, característica do clima na região, utilizando principalmente a tecnologia de cisternas de placas, reservatórios que armazenam água de chuva para utilização nos oito meses de período mais crítico de estiagem na região. 

Os interessados nos benefícios do programa deverão se deslocar até a sede da Secretaria Municipal de Bem Estar Social, Trabalho e Habitação para buscar maiores informações.