TRE-RN prepara 9.240 urnas eletrônicas para serem utilizadas nas eleições de outubro .

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte segue preparando as urnas para as eleições previstas para outubro deste ano. Ao todo, o TRE-RN dispõe de 9.240 urnas para as 60 Zonas Eleitorais do estado. Este número contempla os aparelhos que estarão nas seções eleitorais, as urnas de contingência e os aparelhos reserva. As urnas eletrônicas de contingência e as reservas formam o grupo de segurança, utilizadas em caso de eventuais falhas. As urnas reservas são as que substituem outras que no momento da preparação apresentem defeito. As chamadas urnas de contingências são aquelas aptas para substituírem os equipamentos que demonstrem falhas no dia do pleito.

O Coordenador de Logística das Eleições do TRE-RN, Tyronne Dantas, explica que o trabalho de preparação das urnas engloba um processo que consiste em testes e procedimentos para encontrar eventuais problemas para que a equipe de técnicos tenha tempo de corrigir os erros encontrados. O trabalho de manutenção permite que as urnas sejam submetidas à manutenção "preventiva" e "corretiva" que acontece todos os anos em três ciclos de quatro meses.

De acordo com o Coordenador, estes ciclos compreendem as fases em que em "todas as urnas passam por testes exaustivos", de modo que sejam identificadas aquelas que apresentam algum problema de ordem técnica e assim sejam encaminhadas para reparo. Tyronne comenta que o primeiro ciclo de manutenção deste ano já finalizou e que está previsto que a próxima etapa seja encerrada em julho. Após isso, entra em ação o trabalho de "distribuição das urnas por modelo para as Zonas Eleitorais" e logo em seguida, acontece o transporte dos equipamentos para os Cartórios.

Em setembro as urnas receberão mídias com dados dos candidatos


Está previsto para o mês de setembro uma audiência entre as Zonas Eleitorais para que seja definido o procedimento que permitirá a geração de mídias com os dados das eleições, onde constarão informações dos candidatos, seções e dos eleitores e logo em seguida ocorrerá a inserção dessas mídias nas urnas. Após esse rito, as urnas recebem um lacre em cerimônia prevista para ocorrer também em setembro não podendo haver mais testes nos aparelhos considerando que estão prontos para o pleito de outubro.