Pau dos Ferros: Prefeito Leonardo Rêgo e Secretária Eliana Fixina visitam instalações da Maternidade Santa Luíza de Marillac.

Na manhã desta quinta-feira (25), o prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Nunes Rêgo (DEM), ao lado da secretária municipal de Saúde, Eliana Fixina, visitou as instalações da Maternidade Santa Luíza de Marillac, hospital filantrópico da cidade, que é mantido pela Liga de Assistência Social de Pau dos Ferros, onde a sua presidente, Gilberlândia Morais, também nos acompanhou.

A Prefeitura de Pau dos Ferros está realizando um aporte financeiro, por 3 meses, no valor de aproximadamente R$ 250 mil, com a transferência de 12 leitos de obstetrícia do Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade (HRCCA) para a Maternidade Santa Luíza de Marillac, bem como, também, do centro obstétrico, o que possibilita a expansão do número de leitos para a ala Covid-19 no HCCA, hospital referência para receber esses pacientes.

A gestão municipal está custeando, também, a realização de tomografias computadorizadas (TC) de tórax, solicitadas nos pacientes que estão ocupando leitos na ala Covid-19 no Hospital Regional.

A consolidação da transferência desses leitos partiu de um entendimento entre as instituições, através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pelo Ministério Público Estadual (MPRN), Ministério Público Federal (MPF), Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), Secretaria Municipal de Saúde de Alexandria/RN (que tem a cota parte de repasse para suas parturientes associadas) e, consequentemente, pela Prefeitura de Pau dos Ferros, através da SESAU.

Com essa providência, permitindo a expansão do número de leitos para a área Covid-19, a direção do HRCCA comunicou, através de ofício, que até o dia 30 deste mês, mais 22 leitos clínicos serão abertos e, também, mais 10 leitos de UTI, permitindo a expansão de 10 leitos para 42.

Ainda efetivando parcerias no enfrentamento à pandemia, de junho a dezembro de 2020, a Prefeitura de Pau dos Ferros irá investir R$ 2.170.000,00 no pagamento de profissionais médicos plantonistas no HCCA, através de um aporte financeiro destinado à Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) pela SESAP, fruto de uma pactuação regional.

"Estamos sempre atentos às demandas coletivas e trabalhando incansavelmente para proteger e preservar toda a nossa população. Seguimos juntos!", destacou o prefeito Leonardo.