Sistema do Ministério Público do RN que monitora Portais da Transparência dos Municípios ganha nova versão.

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) atualizou o sistema Confúcio, que averigua os Portais da Transparência sobre os gastos serviços de saúde e de combate à Covid-19, para a versão 1.2 (Veja AQUI). Foram implementadas novas funcionalidades que melhor auxiliarão o monitoramento da utilização do dinheiro público por parte dos Municípios potiguares. Uma das novidades é a inclusão da avaliação do Portal da Transparência do Estado.

A versão anterior do sistema foi lançado no dia 11 junho de 2020. E em menos de 15 dias, já ganhou a versão 1.2, que adicionou aplicabilidades como a coluna Execução no quadro "Portais de Transparência: Visão Geral dos Portais de Transparência", possibilitando a verificação percentual de quanto dos repasses foram executados.

A ferramenta ainda ganhou dois novos critérios (Série Histórica Qualidade da Despesa) e um sub-critério (de avaliação DNS, no critério Saúde do Portal) para mensurar a execução orçamentária. Na versão anterior, a ferramenta se baseava em quatro critérios para classificar os Portais de Transparência (Saúde do Portal; Qualidade dos Dados do Portal; Disponibilidade do Portal; e Usabilidade), com cada um recebendo pontuações de 0 a 100 pontos.

Logo, será possível avaliar também a data de frequência, em dias, das despesas disponibilizadas no portal de transparência, no que diz respeito à pandemia (gastos COVID). Portais com atraso na atualização recebem menor pontuação. Esse critério, nomeado de Série Histórica) é avaliado em até 100 pontos.

Com a implementação do critério Qualidade da Despesa, o sistema poderá averiguar se o portal em questão apresenta dados contábeis obrigatórios, como natureza, elemento, descrição e nome do fornecedor com CPF/CNPJ. Esse critério é avaliado em até 200 pontos.

Já o subcritério incluído vai verificar se os Portais de Transparência possuem DNS, facilitando o acesso à população à localização do site na internet, por meio de navegadores (Internet Explorer, Google Chrome, etc) e por meio da indexação de motores de busca, como o Google. Esse subcritério é avaliado em 25 pontos.

Ainda foi criado e disposto na página da ferramenta o Mascote do Confúcio, como forma de a plataforma ter um elemento de conexão com a população, ampliando o engajamento cívico. Por fim, ainda houve outra mudança, nesse caso uma supressão da coluna População do quadro "Portais de Transparência: Visão Geral dos Portais de Transparência", uma vez que a informação foi movida para o Mapa dos Municípios.