Pau dos Ferros: Marianna Almeida e suas difíceis escolhas para 2022. Prefeita eleita terá que optar por parceria com "Governo capenga do PT" ou conseguir recursos em Brasília com o seu PSD.

Nunca na história de Pau dos Ferros, a fidelidade partidária foi tão importante quanto agora para quem vai administrar o principal município do Alto Oeste do RN pelos próximos quatros anos (2021-2024).

De cara, enfrentar a dura realidade entre optar pela companhia dos líderes de seu partido, Ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD), e o ex-governador Robinson Faria (PSD), ou desfilar pelos corredores da governadoria de "mãos dadas" com a governadora Fátima Bezerra (PT), são os desafios iniciais e as escolhas difíceis que a prefeita eleita Marianna Almeida (PSD) terá pela frente, isto é; caso a jovem advogada, eleita com uma votação expressiva, queira viabilizar os atos administrativos de sua gestão e, consequentemente, não frustrar as expectativas de parte da população que concedeu-lhe a chance de fazer uma gestão diferente.

Todavia, o que não mudará é a linha tênue entre os discursos politicamente genéricos de buscar parcerias administrativas para a cidade de Pau dos Ferros com toda a classe política e a verdade prática que, até na política, a máxima bíblica alerta sobre a "impossibilidade de agradar a dois senhores", ou seja, Marianna Almeida terá que, rapidamente, ter muita habilidade política para não pisar em uma "casca de banana" que comprometa seu governo, já que, fora dos holofotes da imprensa, o jogo político de bastidores é travado intensamente e não permite desacertos ou indefinições por parte de quem deseja consolidar seu nome administrativamente, algo que, consequentemente, permitirão novos resultados positivos eleitorais.

No entanto, recentemente, no mesmo dia, Marianna Almeida se sentou à mesa com a governadora Fátima Bezerra (PT) e, posteriormente, postou uma foto abraçada com o ex-governador Robinson Faria (PSD), que em sua página do Facebook foi explícito em apresentar sua correligionária eleita: "Ela é do nosso PSD"!

Como o tempo não para, os dias estão cada vez mais abreviados e 2022 é logo ali... eis que a prefeita Marianna terá que refletir sobre seu futuro político, enquanto que paralelamente vai tocando sua futura gestão, cujas propostas de governo só sairão do papel se seus gestos públicos forem transparentes, sobretudo com quem tem mais condições de ofertar a ela uma palavra mágica para qualquer administrador público ser bem sucedido(a): governabilidade.

Vida de Chefe do Executivo municipal não é fácil, é verdade. Mas, o salário é bom e os contribuintes (verdadeiros patrões dos prefeitos ou prefeitas) não atrasam salários e, na prática, só passados quatros anos decidem se colocam para fora ou resolvem deixar no comando da Prefeitura, quase sempre, aquele que apresenta mais resultados, sendo que, às vezes, por envolvimento emocional demasiado, também podem errar na escolha.

Entretanto, desde já, até como uma espécie de consultoria política gratuita, aviso à prefeita eleita Marianna Almeida que se ela continuar trocando "afagos públicos" com a governadora petista Fátima Bezerra, não demorará muito para que tanto o ministro Fábio Faria quanto o ex-governador Robinson Faria, que estão na "linha de frente" do Governo Federal, ignorem ou abram os cofres de Brasília para Pau dos Ferros, claro, também passando pelo crivo do deputado estadual Galeno Torquato (PSD).

Quanto tempo Marianna terá para pensar e repensar sobre o assunto? Quase nenhum, o relógio não para e a sensação surreal para quem está à frente da máquina administrativa é que a cada dia que passa poderá ser interpretado como um dia a menos na condição de Prefeito ou Prefeita.

Por isso, o mais correto é quem exerce a função afirmar que está Prefeito ou Prefeita; não é cargo vitalício. Graças à democracia e o ciclo de tempo constitucional, o status é temporal.

Besta é aquele ou aquela que assume um cargo público e não medita nestas coisas.

Só Deus não se importa com o tempo; Ele é eterno!