Prefeitura de Rafael Fernandes está concluindo mapeamento da zona urbana do município.

Com o intuito de planejar melhor suas ações nas diversas esferas administrativas da gestão, a Prefeitura de Rafael Fernandes está concluindo o processo de mapeamento na zona urbana do município em parceria com as Secretarias de Obras e Saneamento, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Agricultura. O trabalho está sendo feito pela Métrica - Mapeamento e Planejamento, através de sua equipe de engenheiros civis.


Esse trabalho consiste na análise do perímetro local, fazendo uma coleta de dados geográficos considerados essenciais para a aquisição de produtos e serviços no município. Defendido por geógrafos com um "inventário territorial oficial", o mapeamento traça um conjunto de informações sobre a quantidade de bairros, ruas, imóveis e suas respectivas numerações, a identificação de espaços e prédios públicos, como também, os limites territoriais que pertencem ao município e o seu processo de expansão.

Com esses dados coletados, a gestão terá mais facilidade no planejamento e execução de projetos que possam ser desenvolvidos nos diferentes setores, desde a saúde, com a divisão de regiões para os agentes, até a educação, com rotas escolares.

Conhecendo que o município vem avançado nos seus limites territoriais, o prefeito Bruno Anastácio, considera que atualmente o mapeamento é importante para que ações de planejamento das diversas secretarias municipais possam ser mais bem direcionadas, principalmente na saúde que requer mais cuidados.

"Com o mapeamento, vamos ter uma melhor noção de nossos limites territoriais e traçar estratégias que visem melhorar a qualidade de vida do povo rafaelense. A ideia é termos um melhor planejamento para que os recursos que conseguimos recentemente possam ser aplicados e que todos sejam beneficiados, inclusive aqueles que moram nos locais mais distantes da nossa cidade", destacou o gestor.

Em Rafael Fernandes o processo de mapeamento da zona urbana está em curso desde o início de fevereiro deste ano e deverá ser concluída nos próximos meses.

Após a finalização da zona urbana, a Prefeitura irá iniciar a mesma operação na zona rural, traçando perfis territoriais, aspectos geomorfológicos locais e o quantitativo habitacional que perdera nessa região.