Pesquisa PoderData: Lula tem 53% e Bolsonaro 47% dos votos válidos; margem de erro é 1,5 ponto percentual, para mais e para menos.

Pesquisa PoderData sobre a disputa presidencial, divulgada nesta quarta-feira (26), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 53% de votos válidos no segundo turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 47%.


Em votos totais, Lula oscilou de 48% para 49%, enquanto Jair Bolsonaro se manteve com 44%. Branco/nulo chegam a 5% e 2% dos eleitores não sabem em quem vão votar.

A nova coleta de dados foi realizada após o episódio de Roberto Jefferson (PTB), aliado de Bolsonaro que resistir à prisão e atirou contra policiais federais, deixando dois agentes feridos. O cientista político Rodolfo Costa Pinho, coordenador do PoderData, entende que a oscilação está dentro da margem, mas vê o episódio do ex-deputado como o único fato que poderia mudar votos.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, com recursos do Poder360, por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 5.000 entrevistas em 342 municípios nas 27 unidades da federação entre os dias 23 e 25 de outubro. A margem de erro é de 1,5 ponto percentual, com intervalo de confiança de 95%.