Por ineficiência administrativa da gestão passada, Prefeitura de Itaú deixará de receber recursos complementares do VAAR-FUNDEB por não atingir metas básicas na área de Educação.

A classe estudantil está ansiosa para o início do ano letivo de 2023, assim como, também, os profissionais da educação que enxergam a possibilidade de uma retomada normal das atividades com a passagem do pior momento da pandemia.

No entanto, no município de Itaú a administração do atual prefeito André Júnior continua tendo que superar entraves causados pela gestão passada que, claramente, demonstrou uma vergonhosa ineficiência no que se refere a deixar de atingir metas importantes para que recursos complementares como o VAAR - Valor Aluno Resultado, que poderia incrementar os investimentos do município na área de educação logo neste mês de janeiro de 2023 (através de recursos complementares disponibilizados pelo FUNDEB), fossem perdidos.

Só que, infelizmente, segundo informações oficiais do Ministério da Educação (MEC), por ter descumprido o critério de Redução das desigualdades educacionais socioeconômicas e raciais medidas nos exames nacionais do sistema nacional de avaliação da educação básica, o município de Itaú não receberá os valores referentes ao VAAR.

O prejuízo se deve unicamente pelo não envio de documentação comprobatória das condicionalidades impostas e que utilizaram como parâmetros índices referentes aos exames nacionais do Sistema de Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) dos anos de 2017 e 2019.

Apesar da péssima notícia, já fomos notificados pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Itaú que a gestão do prefeito André Júnior já está atuando para recuperar o direito ao recebimento dos recursos tendo, inclusive, já enviado ao MEC a documentação necessária para o cumprimento das condicionalidades estabelecidas.

Pelo visto, a gestão do prefeito André Júnior ainda terá que reorganizar vários setores administrativos, supostamente, pela irresponsabilidade dos que estavam à frente do Executivo.