Esposa de secretário do governo Iberê é acusada de desvio de verba


O Ministério Público Federal em Mossoró ajuizou ação de improbidade administrativa contra a Fundação Aproniano Sá e os respectivos gestores, José Nilson de Sá e Aldanisa Ramalho Pereira de Sá. 

A fundação pertence à família do Secretário de Turismo do Governo Iberê, Múcio Sá, marido de Aldanisa, presidente da entidade. A ação foi motivada por irregularidades constatadas pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), em convênios firmados entre a fundação e o Ministério da Saúde. 

Entre as condutas atribuídas aos acusados, está o desvio de recursos públicos federais.

Esta não é a primeira vez que a Fundação Aproniano Sá é alvo de investigações. 

Em 2008, uma revista de circulação nacional mencionou em uma reportagem sobre ONGs acusadas de desviar recursos do governo que, no Rio Grande do Norte, a Controladoria Geral da União (CGU) havia descoberto que a fundação "obteve R$ 2 milhões em convênios com o Ministério da Saúde para a compra de medicamentos e não comprou sequer uma aspirina". 

Ainda na matéria, a fundação "diz que presta atendimento a famílias carentes com profissionais da área de saúde, mas a entidade não tem nenhum documento que comprove a distribuição de medicamentos ou de materiais hospitalares que deveriam ter sido comprados com os R$ 2 milhões da Saúde".