Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, presidida pelo Deputado Getúlio Rêgo, aprova projeto que estimula realização de teste rápido de HIV/AIDS, sífilis e hepatites em unidades de saúde públicas e privadas do RN.

De iniciativa da deputada Cristiane Dantas (SDD), foi aprovado, pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Getúlio Rêgo (DEM), o Estatuto do Portador de Câncer como referência de políticas públicas.


Na reunião realizada na manhã desta quarta-feira (04), também foi aprovado nesta Comissão o projeto do deputado Galeno Torquato (PSD), que institui o estímulo à realização de teste rápido de HIV/AIDS, sífilis e hepatites em todos os usuários de hospitais, maternidades e unidades de saúde públicas ou privadas no RN.

"A finalidade é o diagnóstico precoce dessas doenças, além de tomar conhecimento do número de pessoas por ela infectadas", justificou o parlamentar.

Os testes rápidos são realizados com uma gota de sangue (HIV e sífilis) ou até mesmo com fluído oral (só HIV) cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos. Além disso, são de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial complexa.