Paraná Pesquisas foi o único a acertar quase "na mosca" os números da vitória apertada de Lula; instituto previa Lula com 50,4% e o petista obteve 50,9% dos votos válidos.

Além do próprio Lula (PT), há outro grande vitorioso nas eleições presidenciais de 2022: o Instituto Paraná Pesquisas.


Foi o único a acertar quase "na mosca" a vitória apertada do candidato petista, bem, ao contrário das demais empresas concorrentes, que erraram feio tanto quanto no primeiro turno.

O último levantamento nacional realizado pelo Paraná Pesquisas, antes da votação em segundo turno, foi divulgado no Diário do Poder na manhã do último sábado (29), indicando que Lula teria 50,4% dos votos válidos e a contagem dos votos totalizou 50,9%, diferença de apenas 0,5 ponto.

Já a votação de Bolsonaro, correspondente a 49,1%, esteve meio ponto abaixo dos 49,6% previstos pelo Paraná Pesquisas na véspera da votação, revelando uma margem de acerto nunca vista em eleições presidenciais.

A comparação é muito desfavorável aos demais institutos de uma espécie de "consórcio" em que um confirma os números do outro.

Para fazer justiça, O MDA também se aproximou do resultados das urnas e dos números imbatíveis do Paraná Pesquisas, ao prever 51,1% a 48,9%.