TRE-RN enviará mensagens via WhatsApp a eleitores sem biometria coletada. Cerca de 145 mil eleitores potiguares devem garantir sua identificação.


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) iniciou nesta  segunda-feira (22) - ontem, o envio de mensagens personalizadas via WhatsApp para os eleitores que ainda não realizaram a coleta de suas digitais. O plano é encaminhar cerca de 3.600 mensagens por dia, de segunda a sexta-feira, por um período de dois meses.


"Estamos fazendo um cruzamento de dados para conseguir alcançar esses eleitores que estão sem biometria. Esse sistema, criado por um servidor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-AC, cruza dados do cadastro eleitoral com a localização dos eleitores e permite mapear onde estão essas pessoas. O próprio sistema envia mensagens personalizadas por WhatsApp, informando sobre a situação do seu título e indicando o cartório eleitoral de seu município", explicou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RN, Marcos Maia.

Cerca de 145 mil eleitores no Rio Grande do Norte têm essa pendência com a Justiça Eleitoral. "Grande parte desse percentual de eleitores fez o alistamento eleitoral durante a pandemia, quando a coleta biométrica teve que ser suspensa. Então é principalmente a esse eleitor a quem este chamamento se destina", declarou a presidente do TRE-RN, desembargadora Lourdes Azevêdo.

Essa tecnologia permite identificar com precisão os eleitores pendentes, tornando a comunicação mais direta e eficaz. O objetivo é otimizar o processo de coleta biométrica no estado e facilitar a regularização do cadastro eleitoral.

Fique atento: a mensagem do TRE-RN não terá links e nem pedirá dados ou pagamento. Se receber algo suspeito, verifique a informação diretamente nos canais oficiais do Tribunal.