Major Sales: Vice-prefeito Vadecir Nazário diz que grupo do Prefeito Thales Fernandes tentou prejudicar sua filiação partidária para inviabilizá-lo no pleito eleitoral.

No último domingo (26), o vice-prefeito de Major Sales, Valdecir Nazário (PMDB), anunciou o seu desligamento político em relação ao atual prefeito Thales Fernandes (PMDB) e, consequentemente, o seu apoio à pré-candidatura do ex-prefeito Carlos José Fernandes (PSD), que tentará retomar o comando administrativo do referido Município que já governou por dois mandatos.

Desde então, o vice-prefeito Valdecir vem enfrentado fortes retaliações por parte dos integrantes do grupo situacionista que, notadamente, inconformados com mais uma baixa significativa sofrida, resolveram tentar desqualificar o líder político que foi vereador por quatro mandatos consecutivos, sendo que em duas ocasiões presidiu o Legislativo major-salense.  

Pois bem. Diante das agressões públicas sofridas, o atual vice-prefeito de Major Sales atendeu a um convite nosso para se pronunciar a respeito de seu novo posicionamento político, além de explicar detalhes sobre os acontecimentos que culminaram com a sua saída do grupo situacionista.

Inicialmente, até de forma surpreendente, Valdecir Nazário revelou uma, suposta, trapaça ardil nos bastidores desencadeada por alguns integrantes do grupo do prefeito Thales Fernandes para tentar prejudicar a sua filiação partidária e, posteriormente, inviabilizá-lo no pleito eleitoral, algo que classificou como um ato de traição imperdoável.

"Eu soube através de uma neta minha advogada, residente no estado de São Paulo, que eu não estava filiado em partido nenhum. Eles me tiraram do PSD e me filiaram ao PMDB dizendo que eu seria candidato à reeleição pelo partido do prefeito. Mas sem eu saber de nada me desfiliaram do PMDB e me colocaram no PTB que até hoje não possui diretório no município. Isso tudo às escondidas. Depois, quando viram que eu fiquei extremamente chateado deram um jeito, mesmo fora do prazo legal, mas isso foi uma traição imperdoável, uma verdadeira trapaça para me prejudicar", enfatizou Valdecir. 

Logo após revelar a suposta tramoia de bastidores no grupo situacionista para prejudicar a sua condição de elegibilidade, questionei ao senhor vice-prefeito porque não rompeu naquele momento, já que se sentiu tão constrangido com a situação, do qual obtive uma resposta contundente.

"Como eles vinham me prometendo que eu seria novamente candidato a vice-prefeito acreditei, confesso que até de forma inocente, que estavam querendo se redimir. Mas, nesse movimento todo, eu fiquei sabendo que no mesmo instante que eles me prometiam a vaga de vice, por trás, convidavam outras pessoas, inclusive algumas delas estão agora com Dedezinho. Olhe, se eles tivessem sido honestos, se o prefeito Thales tivesse me chamado para buscar um entendimento para escolher um outro nome eu entenderia, tranquilamente, sem nenhum problema. A questão é que eles estavam com vontade de me trair mesmo e se a trapaça da filiação tivesse dado certo... até hoje eu estaria enganado", ponderou.

Em seguida, indaguei a Valdecir Nazário sobre o nível de tratamento nos âmbitos pessoal e institucional que o prefeito Thales Fernandes dispensou-lhe todos esses anos. De acordo com ele, sua presença sempre foi preterida em ocasiões importantes, restando-lhe unicamente a condição de exercer o cargo de vice-prefeito sob uma condição de total isolamento.

"O prefeito nunca me convidou para os eventos dele. Melhor dizendo, eu fui a uma reunião lá em Natal onde todos os prefeitos e vice-prefeitos presentes eram anunciados. Por lá, só o nome dele era anunciado e, mesmo eu estando ali do lado, meu nome era ignorado. Eu me perguntava: o que estou fazendo aqui? Isso se repetiu por muitas vezes. Mas só que agora, ele vendo a eleição chegando... vivia me procurando, mas só porque estava preocupado comigo, pois sabia do que eles tinham feito. Eu fui eleito pelo povo, mas ele sozinho é quem está me tirando", disparou.

Outra informação importante que nos foi repassada pelo vice-prefeito major-salense revela a participação direta do médico Pio X Fernandes no processo de escolha dos pré-candidatos. Segundo Nazário, Dr. Pio chegou a prometer abertamente a ele que a chapa de 2012 seria repetida.

"Há pouco mais de um mês, numa cantoria, o Chefe, Dr. Pio, chegou para mim e bateu no meu ombro dizendo: não se preocupe que o vice vai ser você mesmo. Então, com todas essas traições fui percebendo que não poderia continuar ao lado desse povo. Eles nunca disseram que eu era desgastado, sempre diziam que eu seria o vice, agora estão com essa conversa fiada. Nunca pensei que fariam isso, então, o maior problema para mim não foi o cargo, a questão é que por um lado me prometiam uma coisa e do outro me apunhalavam pelas costas. Será que fiz errado em abandonar esse povo? Tenho certeza que não", desabafou.

Por último, sobre o fato de ter declarado apoio à pré-candidatura do ex-prefeito Dedezinho quase que imediatamente após o seu rompimento com o prefeito Thales, Valdecir Nazário afirmou que nunca foi inimigo do líder oposicionista, pelo contrário, sempre conservou uma boa amizade com ele, e acrescentou que só tomou a decisão de migrar para a oposição por entender que, no momento, esse é o melhor caminho a ser seguido pelos cidadãos de Major Sales.

"Diante de tudo o que aconteceu, depois de tantas trapaças, traições e covardias eu não poderia tomar outro rumo que não fosse esse. Será que depois de tantos anos militando na política de Major Sales eu iria ficar de braços cruzados? De forma alguma. Eles esqueceram que sempre fui muito bem votado como vereador, para se ter uma ideia eu obtive mais de 400 votos na última vez que fui eleito vereador. Então, eles podem ficar sabendo que onde tiver um parente meu, um eleitor meu ou um cidadão que respeite a minha história eu vou atrás, mas só que é para pedir o voto para Dedezinho. Estou chegando para somar e não diminuir. Eles estão dizendo que não tenho mais votos, por certo eles esqueceram do que já fiz por eles. Mas não tem nada não, eles podem zombar agora, depois eles vão saber com quantos paus se faz uma cangalha", desafiou Valdecir Nazário.