Incógnita: Como será o desempenho do Novato Gustavo Fernandes na Assembleia?


Eis aí uma incógnita.

Dos novatos que tomaram posse ontem, dia 1º,  na Assembleia Legislativa, Gustavo Fernandes (PMDB), talvez seja o que mais desperta a curiosidade neste escrevinhador, com relação ao seu desempenho como parlamentar nos próximos quatro anos no poder legislativo estadual.

Por que? calma que eu explico...

Sabemos que o jovem publicitário, Gustavo Fernandes, é totalmente capacitado para exercer várias funções públicas e, se não fosse, não seria eu que iria julgá-lo afim de desqualificá-lo, mas como sabemos que na política nem sempre o que conta é só a capacidade intelectual do Homo Sapiens, e sim, ter um bom "jogo de Cintura" para saber sobresair-se no jogo das articulações políticas, pego-me em pensamentos a vislumbrar o futuro político deste jovem e estreante deputado, que terá uma difícil missão pela frente: Representar bem o histórico político da família Fernandes no Palácio José Augusto.

Para quem não conhece o histórico político dos familiares do jovem parlamentar, Gustavo é filho do Ex-deputado estadual, Elias Fernandes (Atual diretor geral do DNOCS), neto do Ex-prefeito de Pau dos Ferros, José Fernandes de Melo (In memorian), que também foi deputado estadual, de Lindalva Torquato Fernandes (In memorian), segunda mulher a exercer um mandato de deputado estadual no RN, além do fato do pai de Gustavo ser cunhado do Ex-deputado federal, João Faustino Ferreira Neto.

Mas você me pergunta: O que poderia atrapalhar Gustavo Fernandes na sua caminhada como parlamentar? E quais fatores poderão contribuir para ele ter um bom desempenho como legislador? Respondo.

Fatores Positivos: 

A favor de Gustavo Fernandes pesa o vigor da juventude para impor um ritmo dinâmico ao seu mandato, a parceria com o Deputado Federal, Henrique Alves (PMDB), Homem forte em Brasília junto ao governo Dilma, o respaldo popular obtido pela sua expressiva votação na primeira eleição que disputou e a experiência do seu pai, Elias Fernandes, que deverá orientá-lo sobre os meandros que envolvem o jogo das articulações políticas na Assembleia.

Parceria com Henrique poderá ser uma "faca de dois gumes" para Gustavo.

Fatores Negativos:

Para alguns, o que poderá atrapalhar Gustavo Fernandes na sua jornada como parlamentar talvez seja o que ele considera mais importante: A parceria com Henrique.

Como todos sabem, Henrique Alves, em matéria de articulação política, sempre coloca os próprios interesses como "prioridade do partido", simplesmente por se achar dono do PMDB, já que comanda a agremiação no estado. 

Este fato ficou bastante evidenciado durante as últimas eleições no Estado, quando Henrique Alves colocou em risco a reeleição do próprio Primo, Garibaldi Filho, pela questão de infidelidade partidária, ao apoiar Iberê para o governo. Isso sem falar no desgaste gerado para Garibaldi dentro do próprio partido, pois muitos passaram a olhar para o senador de 1 milhão de votos como uma espécie de: desertor da sigla.

É aí onde o perigo mora! Oras... se Henrique fez isso com Garibaldi, que é seu primo legítimo, imagine o que fará com Gustavo se ele não obedecer abnegadamente, as ordens do cacique maior do partido no estado. Acho que dificilmente o jovem deputado enveredará por este caminho, mas se fizer, correrá o risco de sofrer amargamente com o tão conhecido "fogo amigo" praticado pelo filho do finado Aluízio Alves, Henrique.

Eleitores enxergam em Gustavo Fernandes, uma renovação na política do RN.

Outro fator que poderá prejudicar Gustavo Fernandes é a postura como integrante da oposição ao novo governo, pois o eleitor poderá considerar como inconcebível um jovem como Gustavo, que teoricamente levantaria a bandeira da renovação política, defender as ações retrógradas praticadas pelo antigo governo, que levaram o nosso Estado a um verdadeiro caos administrativo, fruto de ações ilícitas que serão apuradas pela justiça.

Agora o que resta-nos é esperar o desenrolar dos acontecimentos para que possamos constatar se a força de vontade de Gustavo fernandes, será maior do que as pedras que ele encontrará na caminhada como parlamentar.

Se ele honrará o histórico familiar assumindo uma postura independente e a favor dos interesses do povo, ou se simplesmente adotará a postura de muitos que existem por aí... que passam quatro anos no mandato servindo unicamente como lacaios para os partidos que pertencem.

É esperar para ver no que vai dar.

Desejo boa sorte ao jovem deputado estadual, Gustavo fernandes, nesta longa jornada que está apenas começando...

Aguardemos pois.