População do RN cresce 4,35% e chega a 3,4 milhões, diz IBGE.

A população do Rio Grande do Norte é estimada em 3.446.071 habitantes, segundo novos dados divulgados nesta quinta-feira (29/08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


A estimativa, que revela o total de habitantes em estados e municípios, considera a contagem de pessoas até o dia 1º de julho de 2024. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União.

A projeção representa um número 4,35% maior do que mostrou o Censo de 2022 quando a população do RN era de 3.302.406.

Encolhimento da população

Na semana passada, o IBGE informou que projeções apontam que a população do Rio Grande do Norte vai começar a encolher em 2039.

Em 15 anos, a população potiguar deverá atingir o ponto de inflexão, em que deixa de crescer e passa a cair, antes mesmo do país como um todo. O Brasil deve começar esse processo em 2042.

Segundo a previsão do IBGE, o Rio Grande do Norte cairá de uma população de cerca de 3,5 milhões de habitantes em 2039 para cerca de 3,07 milhões em 2070.

Um dos principais fatores é a redução dos nascimentos. O levantamento aponta que o estado saiu de uma taxa de fecundidade de 2,48 em 2000 para 1,48 em 2023 - uma das mais baixas do país. Isso significa que, em média, as mulheres potiguares têm menos de dois filhos ao longo da vida.

Ministério Público Eleitoral do RN opina pelo deferimento da candidatura de Damaria Jácome à Prefeita de João Dias.

O Ministério Público Eleitoral (MPE/RN) emitiu manifestação favorável à candidatura de Damaria Jácome de Oliveira (REPUBLICANOS) para o cargo de prefeita de João Dias, nas Eleições Municipais de 2024.


O parecer foi emitido mesmo com Damaria Jácome estar ainda respondendo a pelo menos sete processos criminais, que ainda tramitam na Justiça estadual. Entre as acusações, há uma condenação por porte irregular de arma de fogo e associação criminosa, na qual a candidata foi sentenciada a três anos de prisão.

Apesar do histórico judicial, o promotor eleitoral da 41ª Zona, Carlos Henrique Harper Cox, avaliou que a candidatura de Damaria, pela Coligação "Para João Dias Voltar a Sorrir", atendeu a todos os requisitos legais e normativos para ser considerada apta ao pleito.

O promotor eleitoral destacou que, embora haja ações penais e condenações criminais em primeira instância contra a candidata, os processos encontram-se em fase de recurso, o que não impede, no momento, sua participação nas eleições.

Damária Jacome já atuou como vice-prefeita de João Dias, eleita em 2020 na chapa junto com Marcelo Oliveira. Em dezembro de 2022, ela foi afastada do cargo após ser denunciada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) na Operação Omertà, que investigou o núcleo familiar da então vice-prefeita por suspeita de extorsão contra o prefeito eleito.

Na época das denúncias, tanto Damaria quanto seu pai, Laete Jácome (já falecido), negaram todas as acusações.

Irmão de prefeito assassinado assume comando da Prefeitura de João Dias; Jessé Oliveira vai precisar de apoio da população e reforço da segurança pública na cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de João Dias, Jessé Oliveira, decidiu corajosamente assumir a prefeitura da cidade, temporariamente, até o fim deste ano. 

A mudança na gestão acontece após o irmão dele, Marcelo Oliveira (União Brasil), e seu pai, Sandi Oliveira, serem mortos na última terça-feira (27). Ao todo, quatro pessoas suspeitas de participação no duplo homicídio já foram presas.

Por meio de comunicado nas redes sociais, publicado nessa quinta-feira (29/08), Jessé Oliveira afirmou que assume a prefeitura em um momento de dor na família. 

"Em meio a essa tragédia, sou chamado a assumir a responsabilidade de liderar nossa cidade. Este não era o caminho que eu esperava trilhar, e não posso negar o peso que isso traz, especialmente em um momento de tanta dor. Mas, apesar da angústia, tenho em mim a firme determinação de continuar o legado que meu pai e meu irmão construíram com tanto amor e dedicação", disse o novo gestor.

Municípios recebem nesta sexta-feira (30) recursos da última parcela do FPM de agosto.

Nesta sexta-feira (30) as contas das prefeituras de todo o Brasil receberão o terceiro e último decêndio do mês de agosto de 2024 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).


De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o valor somado é de R$ 3,94 bilhões, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O total do montante bruto desse repasse é de R$ 4,93 bilhões.

Comparado com a mesma transferência de 2023, esse decêndio teve aumento de 26,45%. No acumulado do mês, ressalta o texto do portal da CNM, o crescimento ficou em 21,45%.

Prefeitura de Pau dos Ferros transfere feriado de 4 de setembro para o dia 13 em razão da FINECAP.

A Prefeitura de Pau dos Ferros, por meio de decreto, anunciou a transferência do feriado de Emancipação Política, tradicionalmente celebrado no dia 4 de setembro, para o dia 13 de setembro neste ano de 2024.


A mudança foi oficializada com base na Lei Orgânica do Município, recentemente alterada pela Emenda nº 001/2024.

A decisão foi tomada considerando a proximidade do feriado com a Feira de Negócios da FINECAP, que ocorrerá entre os dias 12 e 15 de setembro.

Como as secretarias municipais estarão diretamente envolvidas na organização deste importante evento, a transferência do feriado visa facilitar a coordenação das atividades e garantir o sucesso da feira.

O decreto já está em vigor e a alteração é válida apenas para este ano. A Prefeitura reforça que todos os serviços públicos e a comunidade devem se programar de acordo com a nova data.

Feirinha da Nossa Gente e XIX Vitrine Cultural Xanana Diógenes abrem programação oficial da FINECAP 2024 nos próximos dias 30 (Sexta) e 31 (sábado).

Nos dias 30 e 31 de agosto, Pau dos Ferros será palco da 4ª edição da Feirinha da Nossa Gente, evento que integra a programação oficial da FINECAP 2024 e que promete impulsionar a economia local enquanto valoriza a criatividade e a identidade cultural da região.Também na mesma data a XIX Vitrine Cultural Xanana Diógenes, promete encantar o público com uma série de apresentações artísticas.


Os dois eventos acontecem de forma simultânea, a partir das 18h, na Avenida Getúlio Vargas, em Pau dos Ferros.

Este ano, a Feirinha da Nossa Gente bateu recorde de participação, com 83 expositores inscritos. O público terá à disposição uma ampla variedade de produtos, incluindo artesanato, itens da agricultura familiar, obras de arte visual e literária, antiguidades, e expressões da cultura alimentar. Além disso, o evento abre espaço para agentes culturais, associações não-governamentais, desportistas, instituições religiosas e microempreendedores individuais (MEI) de Pau dos Ferros, que veem na Feirinha uma oportunidade única para conectar seus produtos e serviços ao público.

Já a Vitrine Cultural se destaca por reunir uma programação diversificada de manifestações artísticas, abrangendo desde música e dança até teatro e outras formas de expressão cultural. Com uma estrutura de alta qualidade, o evento oferece aos artistas a oportunidade de se apresentarem em um palco que faz jus à sua dedicação e criatividade, ao mesmo tempo em que proporciona ao público o acesso a belas apresentações.

Tanto a Feirinha quanto a Vitrine Cultural focam na valorização e promoção da cultura local e regional, reforçando o papel da FINECAP como um motor de desenvolvimento cultural e social em Pau dos Ferros e em toda a região.

Mais dois suspeitos são presos pelas mortes do prefeito de João Dias e do pai; até agora já são quatro os capturados.

Mais dois suspeitos de participarem, diretamente, da ação criminosa que matou o prefeito de João Dias (RN), Francisco Damião de Oliveira, mais conhecido como Marcelo Oliveira, e o pai dele, Sandi Alves de Oliveira, foram presos. 

A informação foi confirmada pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED). Ambos foram mortos a tiros na manhã da terça-feira (27). Agora, são quatro os suspeitos presos e autuados por envolvimento no duplo homicídio. 

As primeiras prisões ocorreram em menos de oito horas após os assassinatos, ainda na noite da terça (27). Um deles, que estava armado com uma espingarda, é apontado como um dos executores, sendo um dos criminosos que teriam efetuado disparos de arma de fogo contra as vítimas. O segundo é um taxista, que foi preso propiciando fuga. No táxi, além dos dois presos, estavam mais dois suspeitos, que conseguiram fugir do cerco policial. Foram justamente estes dois que a Polícia Militar conseguiu capturar nas últimas horas. 

Últimas prisões

O terceiro foi preso na noite da quarta (28), em Antônio Martins, após relatos de moradores que afirmaram ter visto um homem em atitude suspeita e com características compatíveis com os suspeitos que empreenderam fuga. Ao ser abordado por uma equipe da PM, ficou constatado que o suspeito estava armado com uma pistola e possuía mandado de prisão em aberto. 

Já o quarto suspeito foi encontrado e preso nesta manhã, também por policiais militares. Ele foi preso em uma van de transporte de passageiros, em uma estrada entre Pilões e Alexandria.

Os dois últimos detidos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Alexandria, onde também foram autuados por participação direta no duplo homicídio. Ambos segue à disposição do Poder Judiciário.

Prefeita Marianna Almeida comemora destaque de Pau dos Ferros no IDEB e expõe descaso administrativo na educação da gestão anterior.

A prefeita e candidata à reeleição em Pau dos Ferros, Marianna Almdeia (PSD), publicou vídeo em suas redes sociais comemorando a nota 6.0 que a Escola Municipal Professor Francisco Aires recebeu no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O número representa uma nota superior à média do Rio Grande do Norte e se equipara à média nacional.

"Estamos muito felizes com esse reconhecimento, fruto de muito trabalho e esforço da nossa equipe. Mas nem sempre foi assim. Em 2021, encontramos a educação do nosso município em um verdadeiro estado de abandono", disse, ao prosseguir informando que encontrou a estrutura das escolas e a frota de ônibus em um "verdadeiro desleixo".

Na publicação, Marianna faz referência à situação precária que recebeu a gestão após as eleições de 2020 e mostra fotografias que compõem o relatório feito por sua equipe. "Nestes mais de 3 anos de gestão, avançamos em mobílias, utensílios, climatização das salas de aulas, implementação do ensino integral, atenção maior aos alunos diagnosticados com transtornos como o autismo, ampliação da frota de ônibus escolar, cursinho preparatório para o IFRN e sem falar na valorização dos nossos professores e demais servidores da educação", comemorou.

De acordo com os dados do IDEB, Pau dos Ferros tem hoje uma média 5.2, sendo a maioria das escolas do município com um índice acima da média estadual (5.3), representando avanços consideráveis comparado aos números dos anos em gestões anteriores.

Para evitar "banho de sangue", polícias Civil e Militar prendeu grupo de 10 pessoas que supostamente planejavam vingar morte do prefeito de João Dias.

O Portal Tribuna do Norte informou que um irmão do prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira (que não é o presidente da Câmara, Jessé Oliveira), foi preso nesta terça-feira (27) pela Polícia Civil. O homem, que ainda não teve sua identidade revelada, foi detido junto com outras nove pessoas.

O grupo é suspeito de planejar uma vingança pela morte do prefeito da cidade, assassinado na mesma terça-feira. As informações foram prestadas em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (28) pelo delegado Alex Wagner, que coordena as ações por parte da Polícia Civil.

Entre os detidos, estão três policiais militares, que também foram presos durante as investigações sobre o assassinato de Marcelo Oliveira. Dois dos policiais são do Rio Grande do Norte e um é do Ceará. As investigações apontam que os policiais estariam envolvidos com milícia privada e porte ilegal de arma de fogo. Os agentes estão detidos na cidade de Alexandria e aguardam audiência de custódia.

Segundo o secretário de Segurança do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, a prisão do grupo evitou uma "chacina" em João Dias. 

"O efetivo policial presente, tanto da Polícia Civil quanto da Polícia Militar, abordou esses dois veículos com pessoas fortemente armadas. Treze armas de fogo foram apreendidas, incluindo fuzis e outras armas de grande potência. A prisão dessas pessoas e a apreensão dessas armas evitaram um mal maior, possivelmente até uma chacina na cidade ou em outros locais", disse o secretário.

Além dos policiais, as forças de segurança conseguiram apreender 13 de armas de fogo. O caso continua sendo investigado. As autoridades seguem trabalhando para esclarecer o crime e identificar todos os envolvidos.

Presidente do TRE-RN solicitará presença da Força Nacional em João Dias para garantir segurança na realização do pleito eleitoral no dia 06 de outubro.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), desembargador Cornélio Alves, garantiu a realização das eleições municipais para 06 de outubro em João Dias, cidade onde o prefeito e candidato à reeleição, Marcelo Oliveira, foi morto nessa terça-feira (27). A declaração do desembargador foi dada em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (28), após sessão plenária.


Cornélio Alves pontuou que considera o incidente em João Dias como um caso isolado. O desembargador afirmou que houve um pedido de reforço de forças nacionais de segurança para o município e que deve ser deferido pela Justiça Eleitoral.

"É muito triste a gente abrir um processo eleitoral com um homicídio. Resta saber se houve conotação política ou não. Mas não é comum, não. No entanto, como eu disse, é uma cidade que tem um histórico de violência. Não é de hoje é de décadas. Na última eleição já teve, e nessa abriu já com um homicídio. A gente tem que ter uma preocupação para tomar as medidas necessárias para que não aconteça mais nada", frisou o presidente do TRE.

O desembargador explicou que, com a morte do candidato à reeleição, o partido dele (União Brasil) poderá solicitar a substituição do nome para o pleito de 6 de outubro.

"Houve o homicídio de um candidato. Ele requereu a inscrição, habilitada e deferida. E em caso de falecimento, o partido da coligação tem um prazo, que geralmente é de dez dias, para fazer a substituição", detalhou Cornélio Alves. Após a solicitação de substituição, o pedido será analisado pela Justiça Eleitoral.

Ao todo, o TRE já recebeu mais de 20 pedidos de reforço na segurança em cidades no Rio Grande do Norte para as eleições.

Adversária de prefeito morto solicita ajuda da polícia para deixar João Dias; Damaria Jácome afirma estar "à disposição das autoridades".


Vice-prefeita afastada e candidata a Prefeitura de João Dias, Damaria Jácome (Republicanos), anunciou que vai se ausentar da cidade, ao lado da família, até o clima no município se tranquilizar. Pelo que foi apurado, ela foi escoltada para fora da cidade e deverá ser mantida em local sigiloso por questão de segurança.


No Instagram, Damária Jácome fez hoje o primeiro pronunciamento desde o assassinato do prefeito Marcelo Oliveira, por quem foi acusada de extorsão em 2021. "Diante dos lamentáveis acontecimentos, reafirmo o meu respeito pela vida humana e pela justiça, confiando plenamente nas autoridades e nos órgãos competentes para a investigação", disse ela.

"Em razão do momento crítico, preferimos, minha família e eu, nos ausentarmos da cidade, porém nos colocando à disposição das autoridades responsáveis pela investigação", acrescentou.

Na entrevista coletiva, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Cornélio Alves, afirmou que a vice-prefeita pediu ajuda a polícia para sair da cidade. Dessa forma, quem assumirá o município deverá ser o irmão do prefeito assassinado, Jessé Oliveira, que é o atual presidente da Câmara.

Buscas por suspeitos do assassinato de prefeito e pai em João Dias conta com suporte de Helicóptero do Governo do Estado.

O helicóptero Potiguar 01, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), está em João Dias, município a cerca de 350 quilômetros de Natal, para auxiliar nas buscas pelos suspeitos do assassinato do prefeito Francisco Damião de Oliveira, conhecido como Marcelo Oliveira, e do seu pai, Sandi Alves de Oliveira. O crime aconteceu na manhã da última terça-feira (27/08).


Além do apoio aéreo, uma equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) está utilizando um caminhão tanque abastecedor e uma viatura para intensificar as buscas.

A operação também conta com a participação das polícias Militar e Civil, que trabalham em conjunto para localizar os responsáveis ​​pelo atentado que vitimou o prefeito e seu pai.

Um dos veículos utilizados no atentado uma Strada vermelha, foi encontrada na tarde da terça-feira parcialmente queimada em uma estrada carroçável, nas proximidades do sítio Boa Vista, que pertencia ao prefeito. Outro veículo, um Nivus, continua sendo procurado pela polícia.

Mais de 35% dos municípios do RN têm mais eleitores do que habitantes.

Um levantamento recente revelou que 59 dos 167 (35,3%) municípios do Rio Grande do Norte têm mais eleitores cadastrados do que habitantes, uma situação peculiar que desperta a atenção para questões relacionadas ao domicílio eleitoral. O fenômeno é mais evidente em cidades menores, onde muitas vezes os eleitores mantêm vínculos afetivos ou familiares, mesmo residindo em outros locais.


O município de Tibau, localizado na região da Costa Branca, é o caso que mais chama a atenção, com um número de eleitores 84% maior do que o de moradores. A cidade, que tem 5.382 habitantes, conta com 9.919 eleitores registrados. A explicação para essa discrepância reside na característica de Tibau como cidade-praia, onde muitas pessoas possuem casas de veraneio e mantêm seu título eleitoral mesmo residindo principalmente em Mossoró ou outras cidades.

Outras cidades do interior do Estado seguem a mesma tendência. Em Bodó, por exemplo, o número de eleitores supera em 66% o de habitantes. O município, localizado na Serra de Santana, tem 2.306 moradores, mas 3.824 eleitores. Situação semelhante ocorre em João Dias, na região Oeste, onde há 59% mais eleitores do que moradores.

Entre os dez municípios com maior diferença entre eleitores e habitantes, também se estão Passagem (49% a mais), Pedra Preta (39% a mais), e Galinhos (37% a mais). Essa situação não é ilegal e está amparada pela legislação eleitoral vigente, que permite o cadastro do domicílio eleitoral baseado não apenas no vínculo residencial, mas também em laços afetivos, familiares, profissionais ou comunitários.

Femurn pede "investigação rigorosa e rápida" para punir assassinos do Prefeito de João Dias.

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), que representa as prefeituras potiguares, cobrou uma "investigação rigorosa e rápida" sobre o assassinato do prefeito Marcelo Oliveira (União Brasil), candidato à reeleição em João Dias, no Alto Oeste potiguar.


Em nota, a entidade disse ter recebido a notícia da morte com "pesar e consternação". E declarou que o homicídio "não só ceifou a vida de dois cidadãos dedicados à sua comunidade, mas também atacou, mais uma vez em nosso Estado, os pilares da democracia e da paz social".

"Neste momento de dor e luto, expressamos nossas mais sinceras condolências às famílias e a todos os moradores de João Dias, que sofrem com a perda de seus entes queridos e de um líder comunitário. Solidarizamo-nos com cada cidadão e cidadã, compartilhando do sentimento de tristeza e indignação", afirmou o presidente da Femurn, Luciano Santos.

A nota finaliza com o seguinte: "Condenamos veementemente este ato de violência e cobramos das autoridades competentes uma investigação rigorosa e rápida, para que os responsáveis por este crime hediondo sejam identificados e levados à Justiça, garantindo que a impunidade não prevaleça."

Prefeito de João Dias e pai são assassinados em atentado; Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social mobiliza forças policiais.

O prefeito do município de João Dias, Francisco Damião de Oliveira, mais conhecido como Marcelo Oliveira, e o pai dele foram vítimas de um atentado na manhã desta terça-feira (27/08).

A Polícia Civil confirmou que o prefeito foi atingido por disparos de arma de fogo e socorrido, mas não resistiu. O pai de Marcelo também morreu.

A polícia informou que irá iniciar as diligências do caso, mas até o presente momento não tem detalhes sobre as possíveis linhas investigativas.

Eleito pela primeira vez em 2020, ele deixou o cargo após seis meses, mas reassumiu a Prefeitura ao alegar na Justiça que havia sido forçado a renunciar devido a ameaças da família de sua então vice-prefeita, Damária Jácome.

Damária, por sua vez, é candidata à Prefeitura de João Dias em 2024 pelo partido Republicanos.

Mobilização da Sesed

Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social informa que já mobilizou efetivos operacionais da Polícia Militar e Polícia Civil com o objetivo de identificar, localizar e prender os criminosos envolvidos no atentado a tiros que deixou ferido o prefeito Francisco Damião de Oliveira (também conhecido como Marcelo Oliveira), da cidade de João Dias, e vitimou letalmente o pai dele, Sandi Alves de Oliveira.

O crime foi registrado nesta manhã, no próprio município de João Dias, em condições ainda a serem esclarecidas. A motivação também está sendo investigada.

Pesquisa TCM/TS2: Carlos Eduardo tem 48,1% dos votos válidos, mas 2° turno ainda poderá acontecer em Natal.

A Pesquisa TCM/TS2 trouxe os dados referentes a intenção de votos espontâneos para a disputa eleitoral à Prefeitura de Natal, nesta segunda (26/08). A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 1066 eleitores de Natal entre os dias 22 a 25 de agosto de 2024.


ESPONTÂNEA

Não sabem/não responderam correspondem a 41,9%. Carlos Eduardo aparece com 27,3%. Paulinho Freire tem 15,3%. Natália Bonavides apresenta percentual de 10,7%. Brancos/nulo/nenhum têm 3,3%. Rafael Mota tem 1,2%. Nando Poeta aparece com 0,3%. Heró 0,0%. Outros 0,0%.

ESTIMULADA

Na estimulada, Carlos Eduardo aparece 36,2%. Paulinho Freire tem 19,0%. Natália Bonavides aparece com 16,3%. Não sabe/não respondeu 13,8%. Branco/nulo/nenhum 11,0%. Rafael Mota surge com 3,0%. Nando Poeta tem 0,5%. Heró aparece com 0,2%.

CRISTALIZAÇÃO E VOTOS VÁLIDOS

Quando os eleitores eram perguntaram se poderiam mudar o voto, a maior cristalização é de Carlos Eduardo com 81,9%; Paulinho Freire 80,3; Natália Bonavides 73%, mesmo percentual de Rafael Motta 73%, Heró 50% e Nando Poeta 60%.

Nos votos válidos que excluem brancos, nulos, nenhum, Carlos Eduardo tem 48,1%; Paulinho Freire 25,3%; Natália Bonavides 21,7% e Rafael Mota 4%. Dentro deste quesito, Carlos Eduardo poderá, dentro da margem de erro vencer ainda no primeiro turno, mas caso contrário, ainda é incerta a participação adversária na polarização Paulinho e Natália.

Eleições: mesários podem pedir mudança de seção eleitoral até a próxima sexta-feira (30).

Eleitores convocados pela Justiça Eleitoral para atuar nas eleições municipais deste ano têm até a próxima sexta-feira (30/08) para solicitar a transferência temporária de sua seção eleitoral.


Essa medida é destinada a facilitar o deslocamento dos envolvidos no dia do pleito, especialmente aqueles que votam em locais distantes de onde irão trabalhar.

A transferência, no entanto, só pode ser solicitada para a seção eleitoral onde o convocado vai atuar, e deve estar localizada no mesmo município.

Mesários convocados podem solicitar a mudança de forma prática, diretamente de casa, utilizando o sistema Título Net, acessível pelo Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para validar a identidade, é necessário baixar o aplicativo E-título, que integra o sistema de atendimento virtual do TSE.

Aqueles que atuarão na logística das eleições precisam fazer o pedido de transferência pessoalmente nos cartórios eleitorais.

O mesmo prazo também se aplica aos eleitores nomeados para os Testes de Integridade das Urnas Eletrônicas, que podem solicitar a mudança para uma seção próxima ao local dos testes.

Primeiro comício de Benilton Anastácio e Marlla Carneiro reuniu multidão em Rafael Fernandes.


Uma multidão se fez presente na primeira mobilização dos candidatos pela Coligação "O Povo Vai Vencer de Novo", Benilton Anastácio (Prefeito) e Marlla Carneiro (Vice-prefeita), em Rafael Fernandes no último sábado (24/08).

A movimentação começou logo cedo às 08h da manhã, com adesivação de carros e motos e a inauguração oficial do "Comitê 44", localizado na Avenida Egídio Chagas.

Já no início da noite os eleitores se concentraram no largo do Posto São Rafael, e em seguida desceram em passeata e carreata, onde uma multidão tomou de conta das ruas de Rafael Fernandes, com o povo dizendo sim a Benilton Anastácio e Marlla Carneiro. 

Chegando no centro da cidade, houve o grande comício, que contou com a presença do Deputado Estadual Dr. Kerginaldo Jacome (PSDB), do prefeito Bruno Anastácio e do vice-prefeito Sérgio Sena, além de lideranças locais, vereadores e candidatos da coligação na chapa situacionista. 

Em Rafael Fernandes o que se comenta é um assunto só: "a nação bacurau realizou a maior manifestação política da história daquele município, não restando dúvidas de que nessa campanha, não há a menor possibilidade de êxito pela chapa oposicionista, que desgastada caminha rumo ao fracasso.

Marianna Almeida e Lara Figueiredo arrastaram grande multidão às ruas de Pau dos Ferros neste domingo (25).

A prefeita e candidata à reeleição em Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), realizou na noite deste domingo (25) a primeira grande mobilização de sua campanha, que tem como vice a jovem Lara Figueiredo (MDB).

Anunciada desde o lançamento do comitê, em 17 de agosto, o comício "Pressão Azul", como foi intitulado, ganhou expectativa da população em virtude de um início de campanha aquecido na cidade.

Com a presença de 51 candidatos a vereadores de diferentes partidos, o evento contou com a presença de lideranças locais e estaduais, como o ex-prefeitos Dr. Nilton Figueiredo (MDB) e Dr. Pio (MDB), o prefeito de Currais Novos, Odon Júnior (PT), além dos deputados estaduais Galeno Torquato (PSDB) e Isolda Dantas (PT).

"Nosso povo foi às ruas e trouxe uma resposta positiva a um trabalho sério e que valoriza e transforma a vida dos pau-ferrenses", disse Marianna em suas redes sociais, comemorando a mobilização positiva que tem conseguido com a população neste início de campanha. "Ainda temos muito chão pela frente! A caminhada desse processo eleitoral termina dia 6 de outubro. Até lá, vamos seguir incansáveis na certeza de que temos um segundo e grande governo para continuar avançando pela nossa Princesinha do Oeste!", finalizou a gestora.

Composta por nove partidos (PSD, MDB, UNIÃO, DC, PT, PCdoB, PV, PRD e PDT), a Coligação O Poder é do Povo, sob a liderança de Marianna Almeida, iniciou a campanha com uma pesquisa favorável divulgada pela TS2/TCM no último sábado, (24).

De acordo com os dados, a prefeita tem vantagem média de 20 pontos percentuais contra o seu opositor, Leonardo Rego (PP), além de uma gestão aprovada por 65% dos pau-ferrenses, a menor rejeição do pleito (26,8% contra 43,8%) e o maior crescimento nas intenções de votos entre os meses de março e agosto de 2024.

Pesquisa TCM/TSDois: Nos percentuais dos votos válidos, Marianna Almeida lidera com 61,2% contra 38,8% de Leonardo Rêgo.


Na Pesquisa TCM/TS2 publicada neste sábado (24/08) também foram apresentados os percentuais referentes aos votos válidos. Neste cenário Marianna Almeida (PSD) seria reeleita com 61,2% contra 38,8% de Leonardo Rêgo (PP).

Na série histórica, Marianna aparecia com 46,2% e cresceu para 54,1%. Leonardo tinha 31,2% e agora registrou 34,2%.

Quando os eleitores foram perguntados se mudariam a opção de voto, a cristalização de Leonardo Rêgo ficou em 87,5% e as respostas cristalizadas de Marianna foram de 89,9%.

A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 584 eleitores de Pau dos Ferros entre os dias 21 a 23 de agosto de 2024.

O nível de confiança utilizado é de 95% – isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a atual conjuntura, considerando a margem de erro máxima estimada do modelo aleatório simples que é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi contratada pela PROGRAMADORA CANAL TCM LTDA (CNPJ: 04209895000120), com recursos próprios, e está registrada sob o número RN-02114/2024.

Pesquisa TCM/TS2: Marianna é aprovada por 65,1% da população e Lula por 69,5%. Fátima tem governo desaprovado por 53,9%.

A Pesquisa TCM/TS2 apresentou neste sábado (24/08) as avaliações da atual gestão à frente da Prefeitura de Pau dos Ferros, com a prefeita Marianna Almeida (PSD), além da opinião sobre a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) e do presidente Lula (PT).

No quesito aprova ou desaprova, 65,1% aprovam a gestão Marianna Almeida. Os que desaprovam são 26,7%. Não sabem/não responderam 8,2%.

Sobre a aprovação do governo Fátima Bezerra, 53,9% desaprovam. 39,9% aprovam. Não sabem/não responderam 6,2%.

A respeito da avaliação do governo Lula, 69,5% aprovam. 26,9% desaprovam. Não sabem/não responderam 3,6%.

A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 584 eleitores de Pau dos Ferros entre os dias 21 a 23 de agosto de 2024.

A pesquisa foi contratada pela PROGRAMADORA CANAL TCM LTDA (CNPJ: 04209895000120), com recursos próprios, e está registrada sob o número RN-02114/2024.

Pesquisa TS2 divulgada pelo canal TCM mostra larga vantagem de Marianna Almeida sobre Leonardo Rêgo em Pau dos Ferros. Ex-prefeito é o mais rejeitado entre os entrevistados.

A Pesquisa TCM/TS2 apresentou neste sábado (24/08) o quadro de intenções de votos estimulados, espontâneos e o índice de rejeição dos candidatos que estão na disputa pela Prefeitura de Pau dos Ferros.

Na pergunta estimulada, Marianna Almeida (PSD) tem 54,1%. Leonardo Rêgo (PP) aparece 34,2%. Não sabe/não respondeu 6,7%. Branco/nulo/nenhum 5,0%.

Na aferição espontânea, a candidata à reeleição Marianna Almeida aparece com 51,9%. Leonardo Rêgo com 31,0%. Não sabem/não responderam 15,9%. Branco/nulo/nenhum 1,2%. Outros 0,0%.

No quesito rejeição, Leonardo Rêgo tem 43,8%. Marianna Almeida aparece com 26,2%. Votaria em qualquer um 21,2%. Não sabe/não respondeu 4,5%. Não votaria em nenhum candidato 4,3%.

A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 584 eleitores de Pau dos Ferros entre os dias 21 a 23 de agosto de 2024.

O nível de confiança utilizado é de 95% – isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a atual conjuntura, considerando a margem de erro máxima estimada do modelo aleatório simples que é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi contratada pela PROGRAMADORA CANAL TCM LTDA (CNPJ: 04209895000120), com recursos próprios, e está registrada sob o número RN-02114/2024.

Marianna e Lara lançam site oficial da campanha; militância pode conferir fotos, notícias, visualizar propostas e baixar músicas.

A campanha em Pau dos Ferros está avançando em um ritmo acelerado. Na chapa majoritária da situação, Marianna e Lara têm se destacado nas redes sociais com uma variedade de publicações em fotos, vídeos e textos que abastecem a militância e procuram chamar a atenção dos indecisos para este pleito de 2024.

Nesta sexta (23/08), as candidatas lançaram oficialmente o site da campanha, que é adaptado para dispositivos móveis e disponibiliza, de forma prática e criativa, notícias, coberturas fotográficas, propostas e músicas para download.

"A campanha tem apenas 45 dias e esse é um tempo muito curto para chegarmos de forma simultânea a todos os cidadãos pau-ferrenses. As redes sociais e um site como este têm como objetivo diminuir essa distância física e ao mesmo tempo prestar contas do trabalho que desenvolvemos e dos sonhos coletivos que temos para Pau dos Ferros na próxima gestão", disse Marianna.

Para quem quiser conferir, a página www.marilara55.com.br está disponível na internet e deve ficar no ar e trazer mais novidades até o fim das eleições.

Obras de recuperação das rodovias do RN alcançam 85% de conclusão.

Os trabalhos de recuperação das rodovias no Seridó Potiguar, parte do Programa de Recuperação de Rodovias Estaduais, estão em andamento na RN-118, que liga Caicó a São João do Sabugi e Ipueira, e em dois trechos da RN-288: o primeiro conecta Acari a Cruzeta, São José do Seridó e Caicó, enquanto o segundo se estende do entroncamento com a BR-427 até Jardim de Piranhas.


Nos três trechos com obras mais avançadas, cerca de 120 quilômetros de estrada estão sendo recuperados. Na RN-118, entre Caicó e Ipueira, passando por São João do Sabugi, são 48 km de pista em processo de revitalização. Já na RN-288, que liga Acari, Cruzeta, São José do Seridó e Caicó, 53 km de rodovia estão sendo melhorados, com serviços em estágio avançado. Segundo Rafael Nogueira, supervisor de produção da empresa responsável pela obra, várias etapas já foram concluídas neste trecho.

As melhorias nas estradas do RN também têm impacto positivo no turismo, uma das principais atividades econômicas do estado. O Geoparque Seridó, que vem atraindo um número crescente de visitantes, abrange seis municípios do Rio Grande do Norte, incluindo Acari, acessível pela RN-288, uma das rodovias beneficiadas pelo programa.

O terceiro trecho da RN-288, que vai do entroncamento com a BR-427 até Jardim de Piranhas, também está recebendo atenção especial devido às características específicas do terreno. Flávio Oliveira, encarregado dos serviços nesse trecho de 18,1 km, destaca que o alargamento da plataforma já foi concluído, marcando uma etapa importante no processo de recuperação.

O programa de recuperação abrange a recuperação do piso e pavimentação da malha rodoviária do estado. Os trechos do Seridó estão inseridos no Lote 2 do programa, que prevê a revitalização de 301 quilômetros de rodovias estaduais, com um investimento superior a R$ 130 milhões. Essas melhorias prometem não apenas facilitar o transporte e garantir maior segurança nas estradas, mas também fomentar o crescimento econômico e o turismo na região.

Pau dos Ferros: Leonardo Rêgo é duplamente multado por propaganda eleitoral irregular antecipada; valor soma 10 mil reais.

O ex-prefeito e candidato pela oposição nas eleições de 2024 em Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo (PP), acaba de ser duplamente multado pela Justiça Eleitoral por promover propaganda eleitoral irregular na pré-campanha.

A primeira multa aconteceu em virtude da realização do evento promovido para recepcionar o retorno de Leonardo a Pau dos Ferros, em 21 de abril de 2024, após o então pré-candidato ter residido em Natal por mais de 3 anos.

"A presença de elementos típicos de campanha, como a utilização de carros de som tocando músicas de campanhas passadas, e a organização de uma carreata com divulgação nas redes sociais do próprio representado, evidencia a intenção de promover sua candidatura de forma antecipada, configurando assim a propaganda eleitoral extemporânea", disse a setença.

A segunda infração aconteceu mais recentemente, em 6 de agosto de 2024, em evento realizado no Hotel Jatobá para a divulgação do plano de governo, onde houve a comemoração do aniversário do agente político.

"As fotografias e imagens juntadas demonstram que o evento transcendeu o caráter de uma simples discussão interna, assumindo contornos de comício, com ampla divulgação e exaltação das qualidades pessoais do representado, configurando, assim, propaganda eleitoral antecipada", afirmou a sentença do juiz Edilson Chaves de Freitas.

Cada uma das multas tem o valor de R$ 5.000,00. Juntas, as duas sentenças somam R$ 10.000,00 a serem pagos pelo candidato.

Pesquisa TCM/TSDois de Pau dos Ferros vai ser divulgada neste sábado (24).

Foi registrada no dia 17 de agosto de 2024 a pesquisa eleitoral com o número de identificação RN-02114/2024, referente às Eleições Municipais para os cargos de prefeito e vereador em Pau dos Ferros, RN.


A pesquisa foi realizada pela empresa TSDois Pesquisas, que entrevistou 584 eleitores entre os dias 21 e 23 de agosto de 2024.

O nível de confiança estimado é de 95%, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi contratado pela Programadora Canal TCM Ltda.

A divulgação dos resultados vai acontecer neste sábado (24/08) a partir do meio-dia AO VIVO no TCM Pesquisa com transmissão pelo canal 10, 14.1 e na Rede TCM de Rádios (95 FM, 98 FM e Princesa FM).

Acompanhe os resultados também pelo www.TCMnoticia.com.br, youtube da TCM e redes sociais.

Ministério Público do RN emite recomendação alertando a Câmara Municipal de Martins sobre a publicidade institucional durante o período eleitoral.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu uma recomendação à Câmara Municipal de Martins sobre a publicidade institucional durante o período eleitoral. O documento, publicado nesta terça-feira (20/08), orienta que as transmissões "ao vivo" das sessões plenárias ordinárias e extraordinárias sejam suspensas até o dia 6 de outubro, data de votação do primeiro turno das eleições.


A recomendação orienta ainda que seja suspensa a veiculação de publicidade institucional a fim de evitar a promoção de possíveis candidatos que atualmente trabalhem no órgão ou sejam vereadores. Outra orientação é que seja feita a retirada da publicidade institucional veiculada por meio de placas, faixas, cartazes, outdoors, sites na Internet, perfis, páginas ou contas em redes sociais e aplicações de mensagens instantâneas.

O MPRN registra que é permitida a permanência apenas de placas de obras públicas, que não contenham expressões que possam identificar autoridades, servidores ou administrações cujos dirigentes estejam em campanha eleitoral. A recomendação ressalva ainda a publicidade institucional para os casos de grave e urgente necessidade, desde que autorizada pela Justiça Eleitoral, e para propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado.

Em caso de descumprimento, a recomendação informa a possibilidade de multa, além de registrar o risco de cassação do registro ou do diploma do infrator, seja ele servidor público ou não. A Câmara Municipal de Martins/RN tem o prazo de até cinco dias para informar sobre as medidas que serão adotadas para o cumprimento da recomendação.

Deputado Galeno Torquato anuncia apoio à candidatura de Carlos Eduardo para Prefeito de Natal.


O deputado estadual Galeno Torquato, atualmente em seu terceiro mandato, declarou apoio à candidatura de Carlos Eduardo para prefeito de Natal.


Galeno Torquato, que também foi prefeito de São Miguel por dois mandatos, é reconhecido por sua experiência e atuação política no Rio Grande do Norte, sendo filiado ao PSDB.

Carlos Eduardo agradeceu o apoio do parlamentar e destacou: "Galeno foi prefeito e sabe como ninguém a importância de um gestor comprometido com a vida das pessoas. Seu apoio reforça ainda mais nossa caminhada para colocar Natal no rumo certo, priorizando sempre o bem-estar da população."

Além do apoio à tarifa zero para o transporte público, dentre as propostas do candidato do PSD, estão o aumento do número de linhas e equipamentos para integrar viagens, em que Carlos Eduardo apresenta como ideia da execução dos terminais de integração; bem como a criação de novos binários, para reorganizar os fluxos de trânsito.

Apesar de não ter realizado uma administração "brilhante" em seu primeiro mandato, primeiras mobilizações em Itaú sinalizam chances do Prefeito André Júnior conquistar reeleição.

No meu entendimento, o atual prefeito de Itaú, médico André Júnior (PP), não conseguiu realizar em seu primeiro mandato grande parte das promessas feitas em cima do palanque durante a campanha eleitoral de 2020. 

Todavia, não é razoável dizer que sua gestão é um total fracasso, afinal de contas, ações concretas como o pagamento do funcionalismo em dia e o andamento de obras consideradas importantes à saúde (como a reforma e ampliação do Hospital e Maternidade Marcolino Bessa), tem servido para André Júnior indicar à população que em um provável segundo mandato ele poderá realizar mais investimentos na cidade.

Analisando isoladamente o termômetro eleitoral no município, desde a realização das convenções partidárias, é inegável que o grupo situacionista tem demonstrado maior organização em vários aspectos do início da corrida eleitoral, inclusive com o registro de um maior número de pessoas presentes em mobilizações, ao contrário do grupo de oposição que ainda está "engatinhando" neste quesito. Porém, ainda é cedo para avaliações mais meticulosas. A "batalha" apenas começou.

O que enxergamos, pelo menos até o momento, é que a candidatura à reeleição do prefeito André Júnior segue sendo vista como favorita. No entanto, nunca é demais ressaltar que ninguém perde ou ganha eleição antes da abertura das urnas.

Aguardemos pelos desenrolar dos acontecimentos...

Marianna e Lara anunciam realização de primeiro comício, passeata e carreata em Pau dos Ferros; mobilização acontecerá neste domingo (25) no Bairro São Benedito.

A campanha em Pau dos Ferros segue em ritmo acelerado e as candidatas a prefeita e vice da chapa situacionista, Marianna Almeida (PSD) e Lara Figueiredo (MDB), anunciaram na frente a data do primeiro comício do pleito municipal.

Em publicação nas redes sociais, Marianna publicou o convite para o "Comício Pressão Azul". O evento vai acontecer na rua São João, localizada no Bairro São Benedito, neste domingo (25), a partir das 18 horas, onde haverá a concentração inicial.

Em seguida, os eleitores presentes sairão em passeata pelas ruas de Pau dos Ferros, com destaque para a famosa descida do alto da Avenida Independência, passando pela rua 15 de Novembro e com encerramento no Largo da Cultura.

Junto à postagem com a novidade nas redes sociais, foi lançada por Marianna e sua equipe uma nova música de campanha, o jingle "Pressão", que é a adaptação de um dos sucessos da primeira candidatura de Marianna à Prefeitura de Pau dos Ferros, em 2020.

Ministério Público do Trabalho lança campanha de combate ao assédio eleitoral no ambiente de trabalho para garantir liberdade do voto.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou, na terça-feira (20), a campanha de combate ao assédio eleitoral: "O voto é seu e tem a sua identidade". O órgão trabalha na prevenção da ilegalidade e visa conscientizar a sociedade sobre os prejuízos do assédio eleitoral, tanto no ambiente de trabalho, como para o Estado Democrático de Direito.


A campanha, iniciada no perfil do MPT (@mptrabalho) no Instagram, contará com peças para internet, TV, rádio, além de um documentário sobre o tema.

O conteúdo reforça que nenhum empregador pode definir ou influenciar o trabalhador a votar em seu candidato de preferência e que ameaças de demissões, promessas de vantagens e benefícios ou qualquer outro ato que constranja e que se valha do poder diretivo para desequilibrar as eleições, será combatido firmemente.

O lançamento ocorre cerca de 45 dias antes do primeiro turno das eleições municipais, momento em que se inicia a propaganda eleitoral.

O assédio eleitoral pode ocorrer tanto em ambientes privados, como em órgãos públicos e ocorre sempre que há uma intimidação do empregador, utilizando de sua estrutura empresarial e de seu poder diretivo, para modificar o voto do trabalhador a ele vinculado.

Justiça Eleitoral recebe 128 denúncias sobre propaganda irregular em menos de uma semana no RN.

A Justiça Eleitoral recebeu 128 denúncias de propaganda irregular na campanha eleitoral de 2024 no Rio Grande do Norte em menos de uma semana, entre a última sexta-feira 16 e as 10h desta quarta-feira 21. Esses dados foram registrados pelo aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral.


De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, o sistema foi disponibilizado para a população na última sexta-feira 16, marcando o início do período de campanha. As denúncias podem abranger tanto a propaganda online quanto a tradicional.

O Rio Grande do Norte ocupa o quarto lugar no Nordeste em número de denúncias enviadas à Justiça Eleitoral pelo aplicativo até esta quarta-feira 21, ficando atrás de Pernambuco (659), Bahia (424) e Ceará (405).

Natal é a cidade com o maior número de denúncias, totalizando 15, seguida por Currais Novos com 14, e Apodi e Macau, ambas com 12. Mossoró e Parnamirim, que são o segundo e terceiro maiores colégios eleitorais do estado, registraram 11 denúncias cada.

Confira a distribuição das denúncias por cidade: Natal (15), Currais Novos (14), Apodi (12), Macau (12), Mossoró (11), Parnamirim (11), São Bento do Norte (10), Serra Negra do Norte (07), São Miguel (06), Severiano Melo (05), Campo Redondo (04), Itaú (04), José da Penha (04), São Gonçalo do Amarante (03), Jardim do Seridó (02), João Câmara (02), Areia Branca, Assú, Boa Saúde, Lajes, Patu e Upanema registraram uma denúncia cada.

O Pardal é uma ferramenta que permite aos cidadãos reportar casos de propaganda irregular à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público. Os números são atualizados à medida que novas denúncias são enviadas pelo aplicativo Pardal, disponível gratuitamente para download no Google Play e na App Store. É possível acompanhar as informações em tempo real através do site oficial Pardal Web.