A Prefeitura Municipal de São Miguel, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), realiza nos dias 19 e 20 de abril um Curso de Capacitação em Zoonoses.
O objetivo do curso é munir técnicos responsáveis pela atenção básica, especialmente os agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde com informações sobre as principais enfermidades entre o homem e os animais, com destaque àquelas de maior relevância para a nossa realidade.
Entre as principais ocorrências comuns a nossa região, a capacitação trabalha com informações e conceitos que tratam principalmente da Leishmaniose Visceral, também conhecida como Calazar, Leptospirose, Teníase-Cisticercose, Chagas, Raiva e Dengue, objetivando a prevenção e o controle.
Ao final do curso o participante receberá certificado do Curso de Zoonoses emitido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Os encontros acontecem na sala de multiuso da Escola Municipal Elisiário Dias e conta com intensa participação dos profissionais alvos deste trabalho.
Secretária de Saúde, Márcia Holanda, ao lado do prefeito micaelense, Galeno Torquato.
Para a Secretária Municipal de Saúde, Marcia Holanda, as mudanças no comportamento social e demográfico faz ressurgir enfermidades como as zoonoses e endemias transmitidas por vetores que representam um desafio a saúde pública.
Este é um tema constante em reuniões, ações e projetos no município há muitos anos e graças a essas ações doenças, em especial como a Dengue, estão sob controle em São Miguel.
“Estamos sempre trabalhando principalmente com a conscientização da população para que sejam agentes ativos neste caminho. Capacitar cada vez mais os nossos profissionais é indispensável para o sucesso da promoção e vigilância de possíveis ocorrências”, resume Márcia.