Faltando, aproximadamente, um mês para o início do período das convenções partidárias, que de acordo com o calendário
do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem início em 10 de junho e término
em 30 do mesmo mês, cabe uma análise sobre como andam as articulações e movimentações nos grupos; oposicionista e situacionista em Pau dos Ferros.
Só a título de informação, as convenções partidárias terão o objetivo de
deliberar sobre coligações e escolha de candidatos aos cargos de: prefeito, vice-prefeito e vereador.
No grupo oposicionista, capitaneado pelo Ex-prefeito, Nilton Figueiredo (PMDB), não existem muitas definições, nem com relação a quem será o candidato a prefeito do sistema na eleição de 7 de outubro. Só para se ter uma ideia...
Dois são os pré-candidatos: Nilton Figueiredo e Bráulio Figueiredo, pai e filho, respectivamente. O primeiro dificilmente conseguirá homologar sua candidatura tendo em vista os inúmeros processos que enfrenta na justiça, além de ter sofrido com condenações no Tribunal de Contas que, posteriormente, levaram a reprovação de suas contas (exercício de 2004) na Câmara de vereadores, o que segundo a Lei de Inelegibilidade, seriam motivos bastante complicantes para o ex-prefeito disputar o pleito.
Bráulio ou Nilton... Quem vai para a disputa?
Caso esse entendimento seja considerado pelo TRE-RN, Bráulio Figueiredo deverá substituir o pai para sanar o problema no sistema oposicionista, fato que deverá gerar novos desdobramentos no cenário político local.
Enquanto os oposicionistas não resolvem esse "probleminha", restam as discussões em torno da escolha do candidato a vice-prefeito. No páreo estão: Tércia Batalha (Ex-vereadora), Nadja Diógenes (fisioterapeuta) e Xavier Pneus (empresário).
Favorita na disputa, Tércia Batalha conta com o apoio da maioria dos partidos que integram a frente partidária oposicionista, mas isso não tem sido um fator preponderante para fazer com que a fisioterapeuta, Nadja Diógenes, desista da peleja, inclusive, segundo informações, a mulher tem insistido na ideia e corre nos bastidores para viabilizar-se dentro desse processo de escolha. E Xavier Pneus?
Bem, o empresário pau-ferrense já alardeou aos "quatro ventos" que não será mais candidato, entretanto, muitos chegam a afirmar que o discurso não passou de um blefe para despistar os principais concorrentes pela a vaga. Dizem até... Que o homem tem "estrebuchado" junto ao dep. Gustavo Fernandes para garantir a escolha do seu nome. Será mesmo?
Enquanto a oposição pau-ferrense não encontra "Um Norte"...
Fabrício Torquato poderá ter Zélia Leite como companheira de chapa, mas outros nomes poderão surpreender na situação.
No grupo situacionista, liderado pelo Prefeito, Leonardo Rego (DEM), o candidato natural à sucessão municipal é o atual Vice-prefeito e Secretário de Saúde, Fabrício Torquato (DEM), nome praticamente definido e que segundo informações, lidera todas as pesquisas realizadas para "consumo interno" até aqui na terrinha.
Com relação a escolha de um nome para compor chapa ao lado de Fabrício Torquato, dois nomes estão sendo cogitados no famoso "boca a boca": o da Vereadora, Zélia Leite (DEM), e o da Secretária de Assistência Social, Emília Suzana (DEM), mas...
Existe a possibilidade de um terceiro nome (oriundo da oposição) entrar na disputa, no caso, um vereador. O nome dele é???
No mais, acredita-se que o Chefe do Executivo pau-ferrense deverá saber conduzir, com tranquilidade, o processo de escolha do candidato a Vice-prefeito da chapa governista.
Até junho, tanto oposição como situação deverão agilizar as conversações para definir os pretensos candidatos ao pleito eleitoral, desta forma, aconselho aos menos organizados (leia-se desorganizados) maior celeridade nas articulações, caso contrário...
Serão prejudicados na "corrida contra o tempo".
Gente, "pé na tábua"!!!