A informações que circulam nos intramuros do poder, em São Miguel, dão conta que o 'Prefeito de Direito' do Município, Dario Vieira de Almeida (PP), decidiu retornar às pressas da capital do Estado, onde estaria cumprindo uma extensa agenda administrativa.
Pelo que nos foi repassado, Dario Vieira está retornando à "Serra do Camará" em busca de contornar a crise instaurada em sua base política no Legislativo Municipal e nomear um novo Secretário de Assistência Social.
Inclusive, informações extra-oficiais apontam que o Vereador, "Toinho de Fátima" (DEM), foi convidado para assumir o cargo, porém, o mesmo teria solicitado um tempo para pensar a respeito da proposta.
Caso "Toinho de Fátima" assuma mesmo o comando da Secretaria de Assistência Social, entrará em cena novamente na Câmara o suplente, José Alves de Lira (Zé de Nozin). Contudo, o sistema governista continuará contando com quatro parlamentares, a exemplo do grupo oposicionista, restando ao Vereador, "Chiquinho de Manoelzinho" a oportunidade de ser o "fiel da balança" nas próximas votações da Casa.
No entanto, o mais interessante nisso tudo é que muito embora o atual Prefeito Dario tenha "delegado" boa parte de seu poder à sua irmã, Vereadora Adalcina Vieira (PP), esta não conseguiu equacionar a crise no governismo local, muito embora acredito que vontade não faltou à "maninha" do Chefe do Executivo.
Segundo relatos que correm à "boca miúda", Adalcina Vieira é tida nos corredores do poder micaelense e entre a população como a 'Prefeita de Fato'. Ou seja, é a "substituta" imediata de Dario Vieira nos casos de maior necessidade.
Todos aqueles que conhecem a política micaelense sabem muito bem que o caminho mais fácil para conseguir qualquer coisa com o Prefeito é só falar com Adalcina. Entretanto, diante dos últimos problemas, pelo visto Dario Vieira preferiu acompanhar tudo de perto, sem entregar todo comando à popular 'Prefeita de Fato'.
Adalcina Vieira, 'Prefeita de Fato'?
Ficha de Adalcina Vieira
Adalcina Vieira de Almeida é enfermeira e irmã do Prefeito, Dario Vieira, ambos naturais da cidade de Brejo do Santo/PB. Na primeira e segunda gestão de Dario (anos de 1997 a 2004) ela foi Secretária de Saúde do Município sem apresentar atuação expressiva.
Em 2008, candidatou-se ao cargo de vereadora, obtendo como "prêmio" a primeira suplência. Já no ano de 2012, candidatou-se novamente contra à vontade dos vereadores (colegas de chapa) que em diversos momentos da campanha alegavam protecionismo de seu irmão Dario e insistiam na renúncia de sua candidatura.
Mesmo assim, acabou sendo eleita com mais de 1.500 votos graças a ajuda de seu irmão e da maior parte da equipe de campanha majoritária.
A referida ainda tentou emplacar seu nome para a presidência da Câmara, em janeiro do corrente ano, o que não foi possível devido a "rasteira" da Vereadora, Sandra Flor (PSC), que foi eleita com o apoio da oposição.
Com o plano de ser presidenta frustrado, a ascensão do irmão à prefeitura foi sua chance de dar o "pulo do gato". Aparentemente, virou 'Prefeita de Fato', em face da necessidade de Dario ter ao seu lado um familiar que entenda muito bem de poder e política. Comentam até que entre os requisitos para a escolha do secretariado, Adalcina e Dario observaram, cuidadosamente, se os postulantes a secretário teriam exercido o chamado "voto casado": Dario (Prefeito) e Adalcina (Vereadora).
Os mais experientes dizem que Adalcina aproveitou-se do vácuo e surpreendeu a todos, até mesmo aos "bicudos" mais vividos, que apostavam que a cidade de São Miguel seria governada somente por Dario.
Os Micaelenses só não contavam que Adalcina Vieira fosse, supostamente, tomar a frente de tudo ao seu jeito. E assim, todos juram que tem sido.
Não sei se está dando certo, fato é que existe uma crise, a qual Dario e/ou Adalcina terão que resolver. Isto é, se quiserem governar com facilidade a "Terra de São Miguel Arcanjo".
Aguardemos os próximos capítulos...