Professores da rede estadual voltam ao trabalho nesta segunda-feira (24).

Presidente do Sinte/RN, Fátima Cardoso.

Os professores do Rio Grande do Norte voltam ao trabalho nesta segunda-feira (24) após quase 60 dias de greve. Iniciada no dia 28 de janeiro deste ano, a greve dos professores teve adesão de 90% da categoria, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação, o que representa quase 18 mil professores. 

A suspensão da greve foi anunciada na última sexta-feira (21) após assembleia da categoria e motivada pela aprovação de projetos de melhorias salariais e de planos de cargos e carreira dos professores. 

Com a alteração proposta pelo governo, o professor ou especialista vai avançar no nível conquistando um benefício no salário superior ao que recebe hoje ao se qualificar. O projeto também revisa alguns trechos do Plano de Cargos do Magistério, como os que dizem respeito à jornada de trabalho, oficializando o que já está sendo praticado pela Secretaria de Estado da Educação, de acordo com a Lei Nacional do Piso.

Para a coordenadora geral do Sinte/RN, Fátima Cardoso, pelo nível de truculência do governo Rosalba, as conquistas alcançadas representam uma das vitórias mais expressivas da história de luta dos trabalhadores em educação do Estado.

Em vez dos tradicionais acordos que eram rasgados pelo governo logo depois da greve, a categoria sai com direitos devidamente aprovados pela Assembleia Legislativa.