Quem lucrou com a vitória esmagadora de Fátima Bezerra em Pau dos Ferros?


A Senadora eleita Fátima Bezerra (PT) conseguiu uma vitória esmagadora em Pau dos Ferros, derrotando a sua principal adversária Wilma de Faria (PSB), na principal cidade do Alto Oeste, com uma maioria de 4.422 votos. A petista foi votada por 8.420 pau-ferrenses (67,41%) e a ex-governadora por apenas 3.998 (32,01%).

Agora, a pergunta básica é a seguinte: Qual liderança local teve maior influência para que Fátima Bezerra obtivesse números tão expressivos aqui na terrinha?

Um questionamento interessante, mas que talvez não tenha uma resposta equânime. Mas, para contribuir com o raciocínio lógico coletivo, recordemos alguns fatos locais recentes envolvendo a disputa para o Senado:

1º- Apoiando formalmente a candidatura de Fátima Bezerra estavam o Prefeito, Fabrício Torquato, os cinco vereadores de sua bancada no Poder Legislativo, além do tradicional grupo do PT pau-ferrense.

2º- O Ex-prefeito, Leonardo Rêgo (DEM), e o Deputado Estadual, Getúlio Rêgo (DEM), não oficializaram apoio a Fátima e tampouco a Wilma. Portanto, ficaram tecnicamente neutros, apesar de terem circulado boatos na cidade dando conta que alguns auxiliares de "Léo", que não gostam do Prefeito Fabrício, atuaram na surdina para inflar a postulação da candidata do PSB.

3º- O Ex-prefeito, Nilton Figueiredo, e os quatro vereadores da oposição trabalharam abertamente para eleger Wilma de Faria.

Com base nessas informações, dá para dizer que, entre as principais lideranças da cidade, o Prefeito, Fabrício Torquato, foi o que mais lucrou com o êxito nas urnas da candidata do PT. Mesmo não tendo sido o único responsável pela sua expressiva votação, o gestor deixou uma boa impressão junto à nova senadora do RN.

Todavia, não esqueçamos também que Fátima Bezerra atuou fortemente para viabilizar a chegada dos campos do IFRN e UFERSA para Pau dos Ferros, além de ter prestado relevantes serviços em favor da educação no Estado, devidamente reconhecidos pela população local.

Então, o crédito pela vitória deverá ser compartilhado entre todos aqueles que se esforçaram para eleger a petista no âmbito local, e sem a omissão dos nomes daqueles que tiveram a coragem de optar por uma das candidaturas postas.