Prefeitura de Pau dos Ferros decretou uso obrigatório de máscaras de proteção facial desde o mês de Abril; Governo da petista Fátima Bezerra adota medida semelhante 13 dias depois.

Desde o dia 24 de Abril, com a publicação do Decreto Executivo nº 025/2020, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), passou a valer a determinação que obriga a população a fazer uso de máscara de proteção facial ao sair de casa.

A gestão Leonardo Rêgo (DEM) adotou essa medida visando garantir a proteção individual e coletiva contra a Covid-19, buscando controlar a curva de crescimento da doença e, consequentemente, prevenir um colapso do sistema público de saúde.

Pois bem, adotando medida semelhante, o Governo do Estado renovou o decreto que trata sobre as normas de isolamento social, detalhe: acrescentando o uso obrigatório de máscaras faciais em locais públicos, a partir desta quinta-feira (07).

Antes tarde do que nunca, exatamente ou ironicamente 13 dias depois, o governo da petista Fátima Bezerra se deu conta que para combater o Covid-19 é necessário ousar na adoção de ações rígidas, porém, com um planejamento certo e, também, um olhar multifocal, preservando a saúde das pessoas, no entanto, sem deixar a economia paralisar; isto é, a não ser em uma situação drástica vivenciada em outros estados e municípios do Brasil.

Por enquanto, em Pau dos Ferros o avanço da pandemia segue um ritmo razoável de controle. Todavia, faz-se necessário um esforço de toda sociedade para evitarmos um colapso desnecessário nesses tempos de crise.

Usar máscara não é feio; horrível é não se preocupar com a saúde do próximo.