Prefeitura de Rafael Fernandes conclui o mapeamento da zona urbana do município; ação visa aperfeiçoar planejamento em serviços futuros e essenciais à população.

Visando ampliar, planejar e melhorar todas as ações na esfera administrativa, a prefeitura de Rafael Fernandes concluiu na última semana o processo de mapeamento da zona urbana do município em parceria com as Secretarias de Obras e Saneamento, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Agricultura.

O processo de mapeamento foi iniciado em maio, com a coleta de imagens aéreas através de drone. O material foi analisado e passou por uma vetorização, para gerar uma melhor planta da cidade, localizando as ruas, bairros, prédios e demais espaços públicos. Com esses dados em mãos, a cidade está ao alcance da gestão para planejar todas as ações que visam melhorar ou ampliar os serviços essenciais aos munícipes.

Toda a parte do perímetro urbano foi mapeada. O município atualmente conta com dois bairros: Nova Esperança (Inicia-se pouco antes do loteamento e vai até o cemitério) e o Centro (Após o Cemitério até a saída pra José da Penha).

Foram identificadas 104 quadras, nos dois bairros, incluindo as áreas loteadas. O processo durou cerca de 60 dias.

Com a cidade em crescimento, principalmente no novo bairro em desenvolvimento (Nova Esperança), o prefeito Bruno Anastácio acredita que o mapeamento irá contribuir para planejar melhor as ações da gestão nos próximos anos de mandato. 

"Com a cidade mapeada, podemos realizar um melhor planejamento para os setores da saúde, assistência social, coleta seletiva e os demais. Temos que apostar na eficiência da prestação dos serviços a nossa população e se a tecnologia está o nosso favor. Vamos usa-la para trazer o que há de melhor para o nosso povo", afirmou o gestor.

Após a finalização da zona urbana, a prefeitura pretende iniciar, em breve, a mesma operação na zona rural, traçando perfis territoriais, aspectos geomorfológicos locais e os quantitativos habitacionais que perdera naquela região.