Apesar de ter sido decisivo para eleição de Marianna Almeida, Nilton Figueiredo parece que não é consultado nem para opinar em decisões políticas importantes ou na troca de secretários.

É um fato inegável que a atual prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, foi eleita com apoio de diversas lideranças políticas, mas, indubitavelmente, não consigo lembrar de outro nome com um capital eleitoral maior do que o do ex-prefeito Nilton Figueiredo que, mesmo inelegível, caiu em campo nas eleições de 2020 para contribuir com a eleição da atual Chefe do Executivo, até como forma de se vingar do seu principal adversário, o ex-prefeito Leonardo Rêgo.

Apesar disso, no centro da barafunda eleitoral em Pau dos Ferros, sobretudo no miolo da gestão Marianna Almeida, Dr. Nilton não é encarado mais como um líder inconteste, se conformou com o ostracismo que foi empurrado pela mídia paga com dinheiro público e só está atuando no município realizando pequenas cirurgias em Unidades Básicas de Saúde porque, verdade seja dita, sempre exerceu sua vocação como médico de forma elogiável.

Todavia, Nilton Figueiredo foi se "apequenando" gradativamente no cenário político local ao adotar uma postura quase que passiva em decisões importantes no grupo político que ainda faz parte e até, vergonhosamente, sequer é consultado pela prefeita Marianna Almeida para opinar em mudanças administrativas, como a mais recente envolvendo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA).

Mesmo assim, engana-se quem pensa que, mesmo com Dr. Nilton na condição humilhante de não poder "apitar nada" na atual gestão, ele é carta "fora do baralho" no tabuleiro político futuro, seja nas eleições deste ano ou em 2024.

Pelo contrário, apesar de inelegível, o "velho Figueiredo" sabe blefar, embaralhar as peças, silenciar para mexer com os nervos de quem não consegue decifrar seus próximos passos (ora se esforçando para tirar proveito, ora para escapar da manipulação) mas sempre deixando alguns com uma "pulga atrás da orelha".

Para quem pensa que no grupo situacionista "tudo são flores", ainda existem pessoas que vão se surpreender com a "chegada dos espinhos".

Quem avisa amigo é!