Euforia antecipada é um sentimento típico do eleitor, e não deve contagiar quem analisa criteriosamente cada etapa ou quem está inserido diretamente no jogo eleitoral (os pré-candidatos).
Já o candidato que comete vários erros durante a campanha... este compromete o seu resultado eleitoral, por isso é importante traçar linhas estratégicas e diretrizes muito antes do período eleitoral, a fim de conquistar o resultado esperado nas urnas ou a tão sonhada vitória.
A grande questão é que existem muitos pré-candidatos por aí se sentindo imbatíveis, sobretudo aqueles que venceram as eleições em 2020, que devemos relembrar: teve um processo eleitoral atípico, inclusive com data adiada em virtude da pandemia (Covid), fato que também gerou novas nuances logísticas e a utilização de estratégias não convencionais que surpreenderam até os políticos mais experientes.
Todavia, estamos em 2024. Graças a Deus o cenário apresenta-se mais tranquilo. Com relação aos pré-candidatos existem duas avaliações: os que perderam em 2020 terão uma oportunidade enorme para demonstrar que aprenderam com os erros do passado, enquanto que os que estão no poder deverão ficar atentos aos movimentos dinâmicos da política.
Quantos aos que disputam pela primeira vez, basta seguir as orientações de uma equipe de marketing profissional, evitar palpites empíricos de puxa-sacos e "gastar muita sola de sapato" visitando o eleitor.
A sorte está lançada!