Instituto Sensatus informa que recorrerá de decisão liminar sobre suspensão de pesquisa em São Miguel e reafirma compromisso da empresa com as normas exigidas pelo TSE.


A Sensatus Pesquisa e Consultoria vem a público manifestar sua posição perante a sentença proferida no processo - Representação n. 0600381-23.2024.6.20.0043 - que impugna a pesquisa realizada por essa empresa e que solicita a retirada dos seus dados dos meios de comunicação.

A Sensatus esclarece à população que a metodologia adotada, bem como sua coleta, tabulação dos dados e a inserção dos documentos (relatórios e anexos) no sistema do TSE, estão de acordo com a Lei eleitoral e que, portanto, o instituto recorrerá da decisão em instâncias superiores por discordar do entendimento do juiz, pois a pesquisa traz em seu bojo dados quanto ao setor censitário e a composição quanto a gênero, idade, grau de instrução e nível econômico das pessoas entrevistadas, na amostra final da área de abrangência da pesquisa eleitoral. 

No mais, a Sensatus informa que sempre trabalhou de forma ética e compromissada com os dados coletados. A empresa tem ciência que o acirramento das disputas eleitorais, tem levado partidos e/ou coligações a tentarem impugnar as pesquisas eleitorais, por estarem em posições que os desagradam, mesmo compreendendo que faz parte do processo democrático. 

De forma nenhuma essas tentativas de barrar a divulgação de pesquisas eleitorais realizadas pela Sensatus nos intimidarão, pois, se comparando as pesquisas divulgadas por este instituto, na reta final de campanhas anteriores, seus resultados foram extraídos das urnas eleitorais, possibilitando ao instituto, 99,9% de assertividade e precisão.

Portanto, a Sensatus é sinônimo de respeito, ética e responsabilidade social. 

Diretoria da Sensatus, 25 de setembro de 2024.