O Governo do Estado do Rio Grande do Norte anunciou um extenso programa de recuperação rodoviária para 2025, cobrindo 770 km de estradas em várias regiões do estado. Com isso, ao final do próximo ano, o RN terá recuperado mais de 1.600 km de rodovias estaduais, fortalecendo a infraestrutura e a mobilidade regional.
A maior parte do projeto será financiada pelo Banco Mundial através do Programa Governo Cidadão, totalizando US$ 180 milhões (equivalente a mais de R$ 1 bilhão, considerando o câmbio atual de R$ 5,77). Esse valor possibilitará a construção de 107 km e a recuperação de outros 405 km, totalizando pouco mais de 500 km.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura do RN (SIN), a construção de cada quilômetro custará em média R$ 2,5 milhões, enquanto a recuperação gira em torno de R$ 1,8 milhão por quilômetro. O financiamento está previsto para o início de 2025, e o Banco Mundial já agendou uma visita técnica ao estado neste mês de novembro.
Como parte de um acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o estado também garantiu a recuperação de 130 km de rodovias estaduais, como compensação pela interrupção da ponte da BR-304.
Outro ponto relevante é a federalização da RN-104, que será integrada à rede federal de estradas sob o nome de BR-104, com a inclusão de 140 km de trechos rodoviários no processo.
A maior parte do projeto será financiada pelo Banco Mundial através do Programa Governo Cidadão, totalizando US$ 180 milhões (equivalente a mais de R$ 1 bilhão, considerando o câmbio atual de R$ 5,77). Esse valor possibilitará a construção de 107 km e a recuperação de outros 405 km, totalizando pouco mais de 500 km.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura do RN (SIN), a construção de cada quilômetro custará em média R$ 2,5 milhões, enquanto a recuperação gira em torno de R$ 1,8 milhão por quilômetro. O financiamento está previsto para o início de 2025, e o Banco Mundial já agendou uma visita técnica ao estado neste mês de novembro.
Como parte de um acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o estado também garantiu a recuperação de 130 km de rodovias estaduais, como compensação pela interrupção da ponte da BR-304.
Outro ponto relevante é a federalização da RN-104, que será integrada à rede federal de estradas sob o nome de BR-104, com a inclusão de 140 km de trechos rodoviários no processo.