O protótipo robótico foi criado para operar em condições extremas de solo e clima, característicos do bioma semiárido. Construído com materiais reaproveitados, o veículo alia tecnologia e sustentabilidade, propondo soluções para os desafios ambientais locais. A iniciativa integra o projeto "Redescobrindo a Caatinga", desenvolvido no ambiente escolar.
A trajetória rumo ao MIT começou em 2024, com a participação das alunas na RoverXpedição Caatinga. Na etapa realizada em outubro na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Mossoró, o grupo se destacou entre dezenas de projetos. Em janeiro deste ano, Anna Luiza e Anne Letícia participaram de uma missão preparatória no Laboratório de Aplicações Científicas da Ufersa, com mentoria de especialistas da universidade e estudantes do MIT.
"É profundamente gratificante testemunhar que estudantes da escola pública são plenamente capazes de sonhar alto, romper barreiras e concretizar seus projetos de vida", afirmou a professora Jacicleuma Oliveira, uma das orientadoras do projeto.
De volta ao Brasil, as alunas relataram a emoção da experiência. “Foi a realização de um sonho. A sensação que tenho é de missão cumprida e de coragem para encarar mais um desafio”, declarou Anna Luiza.
A secretária estadual de Educação, professora Socorro Batista, celebrou a conquista. 'É um orgulho imenso ver nossas estudantes se destacando internacionalmente. Essa conquista mostra o poder da escola pública quando há investimento, incentivo e valorização do protagonismo juvenil. Elas nos ensinam que a educação transforma - e transforma para o mundo", destacou.