De acordo com informações publicadas no site do Jornal Tribuna do Norte, o processo eleitoral no Rio Grande do Norte envolverá mais de 30 mil mesários em cada turno. No final deste mês e início de agosto serão enviadas as comunicações de convocação para os mesários que atuarão no pleito.
A coordenadora do Grupo de Trabalho de Mesários e Supervisores do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, Devania Araújo, explicou que a seleção dos mesários é feita pelo chefe de cada um dos cartórios das zonas eleitorais. "Já temos um número muito representativo de voluntários inscritos nas zonas para ser mesário", ressaltou. Serão exatamente 30.326 mesários em cada um dos turnos.
Para quem atuará como voluntário na eleição o trabalho se torna atraente pelos diferenciais oferecidos. Para cada dia trabalhado recebe duas folgas no órgão público que atua. Além disso, pela lei estadual e municipal, o mesário voluntário é isento da taxa de concurso público. "O Rio Grande do Norte é pioneiro no projeto Mesário prestador de concurso público", destacou Devania Araújo.
Além disso, a atuação como mesário também é contabilizada como atividade extracurricular para aquelas pessoas que são estudantes em universidades conveniadas com o TRE potiguar.