No Sítio Raiz, zona rural de Pau dos Ferros, estudantes da Escola Municipal José Alves Pereira recém-ingressos no ensino fundamental agora dispõem de computadores para utilização em sala de aula. A entrega de laptops foi realizada, no mês passado, pela Secretaria de Educação (SEDUC) do município, através de parceria com o programa "Um Computador por Aluno" (UCA), do Governo Federal.
O setor técnico-pedagógico da Seduc já capacitou os alunos para o uso do equipamento, proporcionando-lhes um conhecimento básico inicial. Dentre outras coisas, foram apresentados alguns aplicativos e como acontece a conexão com a internet.
De acordo com a diretora do Centro Rural, Aparecida Queiroz, a ideia de se utilizar um computador na escola é percebê-lo como um "suporte didático no processo de ensino e aprendizagem".
Para a secretária de Educação, Francisca Dantas, o laptop em sala de aula "gera novas dimensões de acesso à informação e novas relações com o saber, que podem resultar em tendências educacionais inovadoras".
O programa "Um Computador por Aluno" (UCA) foi idealizado com o objetivo de criar e socializar novas formas para utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, ampliando o processo de inclusão digital escolar.
O setor técnico-pedagógico da Seduc já capacitou os alunos para o uso do equipamento, proporcionando-lhes um conhecimento básico inicial. Dentre outras coisas, foram apresentados alguns aplicativos e como acontece a conexão com a internet.
De acordo com a diretora do Centro Rural, Aparecida Queiroz, a ideia de se utilizar um computador na escola é percebê-lo como um "suporte didático no processo de ensino e aprendizagem".
Para a secretária de Educação, Francisca Dantas, o laptop em sala de aula "gera novas dimensões de acesso à informação e novas relações com o saber, que podem resultar em tendências educacionais inovadoras".
O programa "Um Computador por Aluno" (UCA) foi idealizado com o objetivo de criar e socializar novas formas para utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, ampliando o processo de inclusão digital escolar.
"O uso do computador articula diferentes conceitos, permeados na sociedade e cultura digital, em especial, o aprender pela interação em redes sociais e o desenvolver as competências e habilidades exigidas pela sociedade atual. Possibilita também a criação de interação aluno/aluno, aluno/professor, professor/especialista e um tanto outro número de enlaces, em uma experiência de inteligência coletiva e multiplicadora do conhecimento", concluiu Francisca Dantas.