Com apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Pau dos Ferros garantiu realização de feira livre adotando medidas preventivas de higienização.

A Feira Livre do município de Pau dos Ferros voltou a ser realizada nesta quinta-feira (09/04), seguindo todas as normas estabelecidas pelo Decreto Municipal nº 017/2020.

Com a liberação das atividades da feira, algumas medidas foram ajustadas para o bom funcionamento desses estabelecimentos, respeitando as orientações em combate ao Coronavírus (Covid-19).

Ficou determinado que a montagem das bancas ocorreria das 02h:00 às 04h:00. Para comercialização, ficou determinado o horário das 04h:00 às 11h:00.

Para garantir maior controle e segurança, apenas os feirantes do município foram autorizados a comercializar seus produtos, tendo ocorrido um cadastramento prévio para comprovação de residência.

Entre as medidas adotadas estão o afastamento mínimo de dois metros entre as bancas, isolamento de todo o local por meio de instalação de grades metálicas (cedidas pela empresa Mídia Positiva), disponibilização de álcool líquido 70% nas entradas e saídas, a gestão municipal também disponibilizou lavatórios com água e detergente líquido para que a população lavasse as mãos durante o tempo de permanência na feira, oferta de luvas descartáveis aos feirantes, além da manutenção de fiscalização constante em todo o espaço.

Profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) e Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) estiveram presentes, colaborando para a realização, de forma responsável, da feira livre em nossa cidade.

A Polícia Militar e um grupo de Bombeiros Civis também compareceram para reforçar o apoio e controle.

O intuito da liberação, com critérios e normas, é ajudar o pequeno agricultor, que sobrevive da comercialização dos produtos da agricultura familiar, além de combater o desabastecimento de hortifrúti, carnes e pescados, já que esses alimentos são consumidos diariamente pela população pau-ferrense.

As próximas edições da feira livre serão realizadas nas sextas-feiras, no período em que o Decreto estiver em plena vigência.