A Prefeitura de Rafael Fernandes, através da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou as instalações de seu Centro de Atendimento aos pacientes da COVID-19, otimizando assim a oferta de serviços; em especial os leitos de internamento.
O 'Centro COVID', em Rafael Fernandes, vem funcionando desde agosto de 2020 e figura como um centro de referência e apoio ao enfrentamento da doença, principalmente neste atual cenário nacional de agravamento da situação epidemiológica.
Nessa perspectiva, ao instante em que referencia o atendimento dos casos enquadrados como suspeitos ou confirmados, o 'Centro COVID', de Rafael Fernandes, está oferecendo atendimento médico e de enfermagem todos os dias da semana, das 7h às 19h, contribuindo assim à redução do fluxo de procura pelos atendimentos no Hospital Regional de Pau dos Ferros.
Mas não para por aí!
Preocupados com a elevação estatística do número de contaminações pelo vírus, e atentando para a necessidade constate do uso de oxigênio, principalmente em quadros clínicos em que o paciente apresenta uma baixa na saturação, a gestão Bruno Anástácio (DEM), adquiriu, mediante processo licitatório emergencial, a aquisição de novos 07 (sete) cilindros de oxigênio de 50 litros, juntamente com os quites que o compõem, algo que garante um estoque de oxigênio mais do que suficiente para suprir eventuais necessidades.
Somado ao novo estoque de cilindros de oxigênio, foram obtidos insumos, específicos como oxímetros (dispositivo utilizado para verificação da quantidade de oxigênio no sangue), além de máscaras com reservatório, usadas para ofertar maior fluxo de oxigênio aos pacientes.
A Secretária de Saúde, Hiudevan Duarte, enfatizou que as aquisições são de elevado custo, entretanto, ressaltou que "o de valor de um ser humano é incalculável, quando pensado que com o oxigênio artificial pode-se garantir uma vida".